Redação Juruá Online
Desde a última segunda-feira, o Centro Educacional Adiles Nogueira Maciel (CEANON) está promovendo um projeto voltado para a valorização da identidade negra e o combate ao racismo institucional. A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, oferece oficinas de costura e culinária afro, reunindo cerca de 15 mulheres por turma.
Charlene Matos, coordenadora geral do CEAN, compartilhou que o projeto nasceu após uma roda de conversa sobre a valorização da cultura afro, quando perceberam a falta de referências de figuras negras na sociedade. “A partir disso, surgiu a vontade de realizar um projeto que valorize a cultura afro, reconhecendo nossa descendência e combatendo o preconceito ainda presente”, explica.
Atualmente, as oficinas estão acontecendo em dois turnos: culinária afro pela manhã e corte e costura à tarde. Além disso, está previsto para fevereiro um curso de tranças afro voltado para adolescentes de 14 a 17 anos, promovendo também a possibilidade de empreendedorismo.
O projeto tem como objetivo fortalecer a autoestima e a autonomia das participantes, além de promover a valorização da cultura afro-brasileira. Durante as oficinas, as mulheres aprendem técnicas de costura e receitas tradicionais, resgatando sabores ancestrais de maneira prática e criativa.
A professora de corte e costura, Claudineia Rosas, destaca a importância do aprendizado das técnicas, como modelagem e aplicação de zíperes, e observa o interesse crescente das alunas.
Uma das participantes, Raimunda de Oliveira, expressa seu desejo de aprender a costurar para realizar um sonho antigo: “Estou aqui para aprender um pouquinho. Eu gostaria de fazer costura criativa, algo que possa trazer bons resultados para o nosso dia a dia”, afirma.
Esse projeto representa uma oportunidade valiosa de valorização cultural e empoderamento para as mulheres envolvidas.