No ano (2022), foram notificados 3.067 casos de diarreia em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Já em 2023, esse número aumentou para 4.150 casos, ou seja, um aumento de 26,1%.
A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas, pode ser causada por germes que costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.
Pra se ter uma ideia, 239 casos foram registrados em apenas uma semana. Os bairros mais afetados foram Remanso, com 42 casos, Miritizal, com 21 casos, e Telégrafo, com 19 casos. A faixa etária mais afetada é de 10 a 59 anos.
O Rotavírus, foi confirmado em quatro coletas de fezes dos pacientes, ele é um vírus (vírus RNA da família Reoviridae, do gênero Rotavírus) é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas (DDA) e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Lima, medidas estão sendo tomadas para combater o surto da doença.
Exemplo disso, é a campanha de vacinação contra o Rotavírus: Pais são incentivados a levar seus filhos de 2 e 4 meses às unidades básicas de saúde das 08h às 19h para vacinação. Outro método é a busca ativa intensificada: As Equipes de Saúde da Família estão realizando buscas ativas. A distribuição de sais de reidratação e Hipoclorito de sódio: As Unidades Básicas de Saúde estão distribuindo sais de reidratação e Hipoclorito de sódio, como também, distribuição de colheres de soro caseiro: Crianças que apresentaram diarreia receberão uma colher para preparar o soro caseiro.
Com informações Juruá Comunicação