booked.net

Capacitação do Esporte Paralímpico em Cruzeiro do Sul

Ritinha Andrade

Compartilhe:

          No período de 03/06 à 08/06/2024, a equipe do Núcleo de Esporte Paralímpico da Secretaria Adjunta de Esporte e Juventude do Estado do Acre estiveram em Cruzeiro do Sul, no Núcleo da Secretaria Estadual de Educação ministrando uma capacitação denominada “Conhecendo e Compreendendo o Esporte Paralímpico no Acre.   Segundo a coordenadora Shirlei Lessa outros municípios também serão comtemplados. O secretário Adjunto de Esporte Ney Amorim vem demonstrando sensibilidade sobre os esportes que podem ser desenvolvidos na rotina das pessoas com deficiência e apoia a causa com afinco.

          A capacitação teve como finalidade apresentar as modalidades de introdução ao Movimento Paralímpico e foi destinada aos professores de sala de recurso multifuncional (SRM) e aos profissionais de Educação Física. A ação, entretanto, foi dividida entre a parte teórica “Conhecendo e Compreendendo o Esporte Paralímpico no Acre” que aconteceu no Núcleo da Secretaria de Educação ministrada pelo fisioterapeuta e educador físico Joao Paulo Sena e Shirlei Lessa, e a parte prática “Conhecendo e Compreendendo as Regras e as Modalidades do Esporte Paralímpico” que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Alaiton Negreiros ministrada pelos profissionais de educação física Rakel Thompson e Onassis Brito, tudo muito dinâmico e esclarecedor.

          Com a participação de mais de 50 pessoas durante todo o curso, na aula teórica, a equipe destacou desde a história do esporte paralímpico no Acre e no Brasil, bem como, sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro, as deficiências elegíveis e modalidades, como entender os aspectos gerais da classificação funcional dos atletas público alvo, bem como apresentou as atividades desenvolvidas no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro Rio Branco que acabou de fazer um ano de existência. Já na aula prática, os participantes tiveram a chance de vivenciar um pouco do vôlei sentado, goalball e a bocha. No mais, eu, na condição de atleta da categoria bocha com classificação BC1 fiz uma breve demonstração.

          Além dessa capacitação, em busca de melhorias e novos atletas os professores que vieram fizeram visitas em algumas escolas e na APAE do nosso município. Contudo, tanto o curso, como essa busca ativa são extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento do esporte paralímpico no estado. É através de ações como esta e de profissionais comprometidos com a inclusão que o esporte paralímpico no nosso estado fica mais fortalecido transformando vidas.

Esporte é vida!

Esporte e transformação!

Esporte é superação!

Ritinha Andrade

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima