Vacinação contra Influenza em Cruzeiro do Sul alcançou apenas 50% da meta até o momento

spot_img

Redação Juruá Online

A campanha de vacinação contra a Influenza, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, encerra no próximo dia 31 de janeiro. O calendário foi adaptado para a região norte, devido ao pico de infecções respiratórias que ocorre entre os meses de janeiro e março, garantindo que a população esteja imunizada durante o período crítico.

Marcelo Siqueira, secretário municipal de saúde, destacou a importância da vacinação, alertando para a baixa adesão: “Nós estamos alcançando cerca de 50% da meta, mas ainda temos 50% de cobertura vacinal em falta, e isso é resultado de campanhas difamatórias sobre as vacinas e informações falsas que estão fazendo nossa população deixar de se proteger. Lembrando que as infecções respiratórias, como as causadas pelos vírus da gripe, são responsáveis por infecções graves, como pneumonia, e até óbitos. Por isso, a procura está baixa.”, disse.

A vacina é destinada principalmente a crianças, idosos e pessoas com comorbidades. A população pode se imunizar em unidades de saúde das 7h às 17h, com horários estendidos até às 19h em centros de saúde para atender trabalhadores no fim do dia.

Para a vacinação, é necessário apresentar um documento de identidade e a carteira de vacinação. No caso de crianças, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis com a caderneta infantil e documentos de filiação.

O secretário enfatizou que a vacina contra Influenza é segura e amplamente utilizada há anos: “É fundamental que as pessoas compareçam aos postos para se vacinar. Isso pode evitar complicações graves, como pneumonias, e garantir segurança nos meses mais críticos.”

Com o término da campanha, o Ministério da Saúde recolherá as doses para atualizar os estoques com imunizantes contra os novos vírus circulantes, visando a campanha de 2025.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo à população: “Se você for ao Hospital Regional do Juruá, à UPA ou a outras unidades de saúde, encontrará casos de pneumonia sendo tratados que poderiam ter sido evitados se a pessoa estivesse plenamente vacinada.”, disse o secretário.

A campanha segue até o fim do mês, e a adesão da população é crucial para evitar complicações respiratórias graves nos próximos meses.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS