O fim de semana no Acre será de tempo quente, com predomínio de sol, variação de nuvens e baixa probabilidade de chuva, cenário que também se estende às cidades do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que aponta redução da umidade do ar como principal fator para a ocorrência apenas de chuvas rápidas e pontuais nos próximos dias.

De acordo com a análise, tanto o sábado, 31, quanto o domingo, 1º, terão tempo firme em todas as regiões do estado, favorecendo períodos prolongados de sol. A mudança mais perceptível começa a partir de domingo, com a chegada de uma massa de ar associada às áreas de alta pressão do hemisfério norte, influenciada pelo frio intenso que atinge regiões da Europa e da América do Norte. Esse sistema deve provocar dias mais ventilados, inclusive no Juruá, com ventos soprando predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.
Em alguns momentos, as rajadas podem superar os 40 km/h, mas, segundo o pesquisador, não há indicativo de temporais ou riscos maiores, já que os ventos não estarão ligados a instabilidades fortes. A tendência é que esse padrão de tempo se mantenha até pelo menos a próxima quarta-feira, 4, contribuindo para amenizar a sensação de calor, manter dias ensolarados e reduzir a ocorrência de chuvas mais volumosas, especialmente na região do Juruá.
As temperaturas seguem elevadas em todo o estado. Durante as tardes, os termômetros devem marcar entre 31°C e 34°C, podendo ultrapassar esses valores em pontos isolados. Já nas primeiras horas da manhã, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C nos municípios acreanos, incluindo o Vale do Juruá. Friale informou ainda que neste sábado, 31, a partir das 15h, serão divulgados dados mais detalhados sobre o comportamento climático de fevereiro e a tendência do tempo para o mês de 2026.
Sobre a situação dos rios, o pesquisador explicou que, conforme já vinha sendo projetado, houve elevação rápida e significativa dos níveis em diversas bacias do estado, com registros de transbordamentos em cidades como Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e também em Cruzeiro do Sul, principal município do Vale do Juruá. Apesar disso, a avaliação é de que não devem ocorrer cheias mais graves nos próximos dias, já que a previsão indica diminuição das chuvas e apenas precipitações isoladas e passageiras até a próxima quarta-feira. Na capital, a expectativa é de que o Rio Acre ultrapasse os 15 metros, podendo se aproximar dos 16 metros ao longo deste fim de semana.





