booked.net

Bujari vai ter um novo ponto de captação para resolver o problema de abastecimento de água

Bujari passa por problemas na distribuição de água desde o mês de setembro. Saneacre aumentou número de carros pipas nesta quinta (20) e diz que abastecimento deve ser normalizado por completo sábado (22).

Compartilhe:

Em uma crise hídrica desde o mês de setembro e sem água há 30 dias, o Bujari vai ter um novo ponto de captação para resolver o problema de abastecimento. Nesta quinta (20), o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) disse que aumentou o número de carros pipas de 10 para 17 e a meta é normalizar o abastecimento no sábado (22) a partir de um novo ponto de captação.

“Estamos realizando um trabalho em parceria com a Prefeitura do Bujari, inclusive, auxiliando no decreto de emergência para contratar mais caminhões-pipas. Termos um novo ponto de captação e tudo passará pelo nosso sistema com o laboratório acompanhando todo o tratamento”, declarou o diretor do Saneacre, Ítalo Lopes.

Segundo ítalo Lopes, todos imaginavam uma estiagem mais difícil nos últimos meses, mas, mesmo com todas as previsões, não era esperada uma situação com níveis tão baixos no reservatório.

“Com utilização dos caminhões-pipas ocorreu o abastecimento de creches, escolas, unidades de saúde e as residências de pessoas com comorbidades. Teremos o sistema alternativo funcionado a partir desta sexta [21].”

Protesto de moradores

Moradores do Bujari fecharam a entrada da cidade, na tarde de quarta (19), em protesto. O município enfrenta uma crise hídrica e, desde setembro, está com racionamento de água. O Igarapé Redenção, que abastece o reservatório da cidade, está com menos de um metro.

A manifestação chegou a formar uma grande fila de veículos com pessoas que saíam e chegavam na cidade. O diretor do Saneacre esteve no local e conversou com os moradores.

Reservatório que abastece o município está quase seco — Foto: Consuela Gonzalez/Rede Amazônica Acre
Reservatório que abastece o município está quase seco — Foto: Consuela Gonzalez/Rede Amazônica Acre

Falta de água no Aeroporto de Rio Branco

O Aeroporto de Rio Branco também chegou a ser afetado pela falta de água no Bujari. Em nota, no último dia 14, informou que alguns serviços iriam ser reduzidos até o restabelecimento do serviço. Uma das prioridades, segundo a administração do terminal, é o atendimento nos horários de voos e atividades administrativas das empresas no aeroporto. O local é abastecimento pelo reservatório do Bujari.

Na época, o presidente do Saneacre, Ítalo Lopes, disse que o município do Bujari passa por problemas com o abastecimento de água, mas vem sendo realizado um trabalho para garantir que todas as localidades que dependem do reservatório da cidade sejam abastecidas.

Com informações g1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima