O presidente Jair Bolsonaro, que cumpre agenda em Porto Velho (RO), nesta quinta-feira, dia 03, autografou durante almoço no Palácio Rio Madeira, uma réplica da bandeira do Acre, e mandou um breve recado à população acreana. Foi no Acre que Jair Bolsonaro recebeu a maior votação proporcional do país, nas eleições de 2018, quando foi eleito para o comando do Palácio do Planalto, em segundo turno.
“A todos do Acre, um grande abraço, e até um breve dia, se Deus quiser”, falou o presidente, enquanto assinava a bandeira sentado à mesa do almoço em que participava também o presidente do Peru, Pedro Castillo. A última agenda de Bolsonaro no Acre foi em 24 de fevereiro de 2021, quando visitou áreas atingidas pela cheia dos rios que cortam o estado. Na época, além de Rio Branco, foi também a Sena Madureira.
A agenda em Rondônia tem como objetivo estreitar relações bilaterais para fortalecer o comércio. Este é o segundo encontro de Bolsonaro neste ano com líderes da América do Sul. Em janeiro, ele esteve no Suriname, encontrando o presidente Chandrikapersad Santokhi, e com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.
Sobre o comentário “Perdemos o Peru”, que fez em junho do ano passado, quando Pedro Castillo liderava a contagem de votos nas eleições, Bolsonaro afirmou que está “tudo superado”. “O que acontece: nós queremos uma América do Sul livre, liberdade de expressão, liberdade de imprensa para todos aqui. Logicamente que esse encontro aqui tem a ver com isso, nós podemos só ter boa relação se a democracia imperar de fato no seu país. Tudo superado”,
Via- Notícias da Hora