Redação Juruá Online
A Biblioteca Pública Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul, promoverá a inauguração de um memorial em honra ao bispo Dom Henrique Ruth ao longo do mês de abril, iniciando nesta terça-feira, 26 de março, e encerrando em 26 de abril. O evento, uma exposição dedicada a Dom Henrique Ruth, é uma parceria entre a Diocese de Cruzeiro do Sul, a Fundação Elias Mansour e a Sra. Beatriz Cameli.
Motinha, um dos organizadores do evento, ressaltou: “Essa é uma forma de retribuir o brilhante trabalho que Dom Henrique Ruth realizou desde sua chegada da Alemanha ao Acre, bem como seu trabalho na região do Juruá. Esta ação é fruto de uma parceria entre a fundação e a Sra. Beatriz Cameli, a pedido do padre Eriberto.”
Ulisse Barroso, responsável pela coleta de materiais para a exposição, explicou o processo: “Dom Henrique Ruth era alemão, chegou ao Brasil em 1949 e iniciou sua primeira missão no povoado de Maitá, hoje município de Porto Walter. Depois de um tempo atuando como pároco naquela região, foi chamado para ser bispo da prelazia do Alto Juruá. Ele foi condecorado na Alemanha e voltou para Cruzeiro do Sul para realizar um excelente trabalho aqui no Vale do Juruá.”
Os organizadores convidam a todos os interessados a visitarem a exposição na biblioteca, localizada no centro de Cruzeiro do Sul, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Glória. Escolas que desejem levar turmas ao local também são bem-vindas.