Redação Juruá Online
A travessia pelo Rio Madeira foi interrompida novamente na última semana após uma balsa carregada com motocicletas da Honda encalhar, causando transtornos no transporte de mercadorias e pessoas entre Porto Velho (RO) e Manaus (AM). A situação reacende a discussão sobre a necessidade urgente da conclusão da BR-319, rodovia que ligaria as duas capitais e reduziria a dependência das balsas para o transporte na região, especialmente durante o período de seca.
O incidente ocorreu devido ao baixo nível das águas do Rio Madeira, que tem apresentado variações significativas em função do período de estiagem. A balsa, que transportava dezenas de motos da Honda destinadas à distribuição em Manaus, ficou presa em um banco de areia. O atraso no transporte causou prejuízos às empresas e impôs dificuldades logísticas a outras mercadorias que dependem da rota fluvial.” Hoje a situação está muito crítica devido à intensa seca deste ano, e essas balsas estão encalhando, não conseguindo chegar a Porto Velho. Está um grande caos. Nós mesmos, da Honda, já estamos com quatro carretas, quatro contêineres, com mais de 100 motos em cada contêiner, paradas em balsas encalhadas, que não conseguem chegar até Porto Velho. Daí a necessidade da BR-319, ligando Porto Velho a Manaus. Para você ter uma ideia, temos mais de 400 motos da Honda paradas nesses contêineres, e apenas de Cruzeiro do Sul já são 63 motos que não conseguem chegar nem a Porto Velho, para seguir viagem até Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A estrada, a BR-319, é essencial. Não entendemos por que, por razões políticas, não a concluem, já que, pelas informações que temos, faltam apenas 500 km para ligar Manaus a Porto Velho”, aponta o empresário.
A BR-319, cujo projeto vem sendo discutido há décadas, é considerada uma rota estratégica para a integração da Amazônia com o restante do país. No entanto, questões ambientais e entraves políticos têm retardado o avanço da obra.