booked.net

Autoridades indiciam seis pessoas e uma empresa por acidente fatal no rio Juruá

Este acidente ressalta a importância da atenção e cuidado no transporte de mercadorias perigosas para as cidades do alto Juruá. As autoridades esperam que este caso estabeleça um precedente para a segurança no transporte fluvial e ajude a prevenir futuras tragédias.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Após uma investigação minuciosa sobre o trágico acidente ocorrido na margem do rio Juruá em 7 de junho de 2019, quando uma embarcação se preparava para transportar combustível, alimentos e passageiros aos município de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, as autoridades anunciaram o indiciamento de seis indivíduos e uma empresa.

O delegado Lindomar Ventura e Adam Ximenes detalharam as conclusões da investigação, que apontou negligência e falta de cuidado com a vida humana como causas do acidente. Naquele dia fatídico, uma explosão durante o processo de carga de uma embarcação carregando 5.000 litros de gasolina resultou na morte de seis pessoas e ferimentos graves em outras seis, algumas das quais lançadas no rio pela explosão e outras com queimaduras severas.

Lindomar Ventura explica como ocorreram as investigações ” Este foi um trabalho complexo da Polícia Judiciária. Foi uma tragédia com seis mortos e pelo menos seis com ferimentos graves. Durante esse longo período, tivemos vítimas que ficaram vários meses fora de casa, fazendo tratamento. Foi um período extenso de investigação devido à complexidade do caso. Ao final, foram indiciadas seis pessoas e uma empresa.

O delegado enfatiza ainda que o acidente ocorreu devido à total falta de atenção e cuidado com a vida humana. Uma embarcação carregando cinco mil litros de combustível, juntamente com passageiros, estava na margem do Rio Juruá. Durante o processo de carga do combustível, ocorreu uma explosão. Várias pessoas foram lançadas no rio, enquanto outras não conseguiram sair do barco e sofreram queimaduras graves. Apesar do rápido atendimento de saúde, devido à gravidade dos ferimentos, seis pessoas faleceram.

O delegado Adam Ximenes destacou o excelente trabalho realizado pelo colega de profissão Lindomar Ventura. “Quero parabenizar o delegado Ventura, que interrogou pelo menos 18 pessoas. A partir da análise de todos os laudos, concluímos que o proprietário do barco, o ex-proprietário, um funcionário, o caminhoneiro, o proprietário do combustível e seu irmão, além da empresa responsável pelo transporte, que responderá por crimes ambientais relacionados ao incidente devem ser responsabilizados e indiciados. Temos seis pessoas indiciadas que responderão por seis homicídios dolosos e seis lesões corporais de natureza grave.”

Conforme Ximenes, é importante ressaltar que alguns dos autores também ficaram gravemente lesionados e, portanto, não responderão pelo crime de lesão corporal deles próprios.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima