booked.net

As escolas municipais do Acre tiveram notas baixas nos anos finais do ensino fundamental no Ideb 2023

Compartilhe:

Hoje é o último dos três artigos que nos propomos a discorrer sobre os números do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Nesse último, sobre os números para os últimos anos do Ensino Fundamental.

Nunca é demais repetir que o Ideb é o principal indicador da educação básica pública e privada do Brasil e é medido em uma escala que varia de 0 a 10, considerando a nota das escolas em avaliações de português e matemática aplicadas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo Censo Escolar e o fluxo escolar.

O resultado do Ideb é um indicativo da qualidade do ensino acreano, guardada as devidas proporções, haja vista que somente duas área do conhecimento serem objeto de avaliação. Mas o índice oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências de dados.

O Ideb do Ensino Fundamental do Acre – anos finais, alcançou o Índice de 4,8, ocupando o 17º lugar no Brasil e o 2º lugar na Região Norte

O Ideb Brasil do ensino fundamental – anos finais, foi de 5,0 e foi superado apenas, por sete estados da federação (CE, PR, GO, SP, ES, PI, SC). Os Estados de Pernambuco, Alagoas e o Distrito Federal obtiveram o mesmo Índice nacional do Ideb (5,0).

A Região Norte alcançou um índice de 4,6 . Três estados da Região ficaram com nota a baixo da média regional:  Pará (4,4), Roraima (4,3) e  Amapá (4,3).  O Tocantins foi o estado da Região que obteve a maior nota (4,9). O Acre, juntamernte com Rondônia e o Amazonas vieram em seguida com a nota 4,8 .

A rede privada o Acre (6,6) ficou 0,3 ponto percentua acimal do índice ao nacional (6,3), ambos superando o índice regional (6,0). Já na rede pública, o índice do Acre (4,7) ficou igual ao índices nacional e acima do da Região Norte (4,4).

85% das escolas da rede estadual e 20 % da rede municipal  obtiveram notas iguais ou acima do Ideb estadual.

Na tabela baixo constam indicadores selecionaldos do número de escolas do ensino fundamental – últimas séries, cadastradas, por rede de ensino, que obtiveram notas e aquelas de obtiveram notas iguais ou superiores ao Ideb estadual (4,8). Percebe-se que as escolas da rede estadual aparecem com melhor desempenho que a rede das escolas municipal. Somente 4 escolas da rede municipal com nota, obtiveram nota igual ou superior ao Ideb estadual.

ACRE – IDEB 2023 – INDICADORES SELECIONADOS  – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS FINAIS-ESCOLAS POR REDE
Redecasdastradascom Idebideb igual ou superior o Ideb estadual
Rede Estadual174119101
Rede Municipal69204
Rede Federal111
Total244140106
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor

Brasiléia foi destaque da rede estadual e Jordão na rede municipal

 Conforme a tabela a seguir, somente 7 municípios alcançaram notas iguais ou superiores ao Ideb estadual (4,8). Os quatro primeiros municípios ranqueados (Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul), com Ideb variando de 5,3 a 4,9, são de escolas da rede estadual. A rede municipal deu destaque a dois municípios: Jordão (4,9) e Rodrigues Alves (4,8). A unica escola da rede federal, o Colégio de Aplicação de Rio Branco obteve um Ideb de 4,8.

ACRE – IDEB 2023 – MUNICÍPIOS QUE FICARAM COM NOTA IGUAL OU ACIMA DA MÉDIA ESTADUAL – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS FINAIS- NOTAS POR REDE
MunicípiosRedeIdebMunicípiosRedeIdeb
1BrasiléiaEstadual5,36Rio BrancoEstadual4,9
2EpitaciolândiaEstadual5,27Plácido de CastroEstadual4,8
3Senador GuiomardEstadual5,28Rio BrancoFederal4,8
4Cruzeiro do SulEstadual4,99Rodrigues AlvesMunicipal4,8
5JordãoMunicipal4,9    
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor

Das 22 escolas mais bem ranqueadas por municípios, 19 foram da rede estadual e somente três da rede Municipal

Na tabela a seguir, destacam-se as escolas mais bem ranqueadas naqueles municípios que obtiveram escolas com notas igual ou superior ao Ideb estadual (4,8).

A escola com maior nota foi o Colegio Militar Tiradentes, pertencente a rede estadual de Rio Branco, com a nota 6,6. Em seguida vem o também colegio militar estadual Dom Pedro II, da rede estadual de Cruzeiro do Sul, com nota 6,4.

Como comentamos anteriormente, somente 4 escolas da rede municipal conseguirar nota igual ou superior ao Ideb estadual, foram elas: a Antonio Ferreira Gomes de Cruzeiro do Sul (4,9), a Bernardo Abdon da Silva de Jordão (4,9), a Antonia Mendes de Manorl Urbano (4,9) e a Padre Raimundo Agnaldo Pereira Trindade    Municipal de Rodrigues Alves (4,8).

O único colégio da rede federal com nota foi o Colégio de Aplicação da Ufac que obteve a nota 4,8.

ACRE – IDEB 2023 – INDICADORES SELECIONADOS E PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS, POR MUNICÍPIO, QUE FICARAM COM NOTA IGUAL OU ACIMA DA MÉDIA ESTADUAL – ENSINO FUNDAMENTAL – ÚLTIMOS ANOS  – NOTAS POR REDE
MUNICÍPIOSNº DE ESCOLASESCOLAS SEM NOTASNº DE ESCOLAS ACIMA OU IGUAIS DA MÉDIA ESTADUALESCOLAS PRIMEIRAS COLOCADAS
NOMEREDENOTA
BRASILÉIA532ESC INSTITUTO ODILON PRATAGIEstadual5,8
ESC CEL MANOEL FONTENELE DE CASTROEstadual4,8
CRUZEIRO DO SUL42127COLEGIO MILITAR ESTADUAL DOM PEDRO II – CZSEstadual6,4
ESC SAO JOSEEstadual6,2
EPITACIOLÂNDIA412ESC BRASIL BOLIVIAEstadual5,4
ESC CIVICO-MILITAR JOANA RIBEIRO AMEDEstadual5,3
FEIJÓ623ESC RAIMUNDO AUGUSTO DE ARAUJOEstadual5,6
ESC VICENTE CELSO BRANDAOEstadual4,8
JORDÃO311ESC BERNARDO ABDON DA SILVAMunicipal4,9
N/D
MANOEL URBANO411ESC ANTONIA MENDESMunicipal4,9
N/D
PLÁCIDO DE CASTRO832ESC FRANKLIN ROOSEVELTEstadual5,4
ESC SAO LUIZ GONZAGAEstadual5,1
RIO BRANCO612623ESC COLEGIO MILITAR TIRADENTESEstadual6,6
ESC WILSON PINHEIROEstadual6,0
RODRIGUES ALVES951ESC PADRE RAIMUNDO AGNALDO PEREIRA TRINDADEMunicipal4,8
N/D
SENADOR GUIOMARD963ESC PADRE CARLOS CASAVEQUIAEstadual5,4
ESC SANTO IZIDOROEstadual5,3
SENA MADUREIRA1292ESC FONTENELE DE CASTROEstadual5,1
ESC INSTITUTO SANTA JULIANAEstadual4,9
TARAUACÁ1023ESC INSTITUTO SAO JOSEEstadual5,8
ESC CIVICO MILITAR PLACIDO DE CASTROEstadual4,9
XAPURI521ESC DIVINA PROVIDENCIAEstadual5,1
N/D
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor

Do total de escolas acreanas do ensino fundamental – últimos anos, das três redes (federal, estadual e municipal), com notas do Ideb, 76% ficaram com Ideb igual ou superior ao Ideb Acre (4,8). Não deixa de ser um resultado muito bom. Porém a preocupação fica com os resultados para as escolas municipais, principalmente aquelas localizadas nos municípios mais isolados.

Porém, leio preocupado no portal Uol de 10/9/2024 que “na contramão de países da OCDE, Brasil reduz gastos com educação – País diminuiu investimento em ensino entre 2015 e 2021. Gasto por aluno é um terço da média da OCDE. Já os professores brasileiros trabalham mais e recebem menos. Os gastos com educação no Brasil caem a cada ano e vão na contramão da experiência internacional”.

O espaço ficou pequeno para maiores análises. Meu objetivo foi apresentar os números e pequenas reflexões. Autoridades, gestores, educadores e demais profissionais e instituições devem trabalhar e refletir com maiores competências e detalhes os resultados do ideb 2023.

A educação é o nosso futuro!

Orlando Sabino escreve às sextas-feiras no Juruá Online

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima