booked.net

Após ventania, quase 40 ocorrências entre destelhamentos e quedas de árvores são registradas em Rio Branco

Mais de 12 bairros foram atendidos. Muitas ocorrências ainda foram geradas na manhã desta segunda-feira (29).

Compartilhe:

A ventania que atingiu a capital acreana, Rio Branco, nesse domingo (28), deixou um rastro por pelo menos 12 bairros, com pelo menos 38 ocorrências geradas por causa de destelhamento de casas, desmoronamentos e quedas de árvores.

“Ontem [domingo, 28] estávamos com 30 ocorrências, entre o final da tarde e início de noite, porém, hoje [segunda] pela manhã, estão entrando outros, então temos pelo menos mais oito ocorrências novas, porque começaram a entrar agora pela manhã”, explicou o coordenador da Defesa Civil do município, tenente-coronel Cláudio Falcão.

O trabalho é feito em conjunto entre Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), que faz o corte de árvores, segundo informou Falcão.

Segundo o meteorologista Alejandro Fonseca, da Universidade Federal do Acre (Ufac), as rajadas chegaram a 60 km/h. A mudança rápida do tempo se dá devido a chegada de mais uma frente fria no estado acreano.

“A gente está fazendo vistoria, ou seja, todo um trabalho de restabelecimento que estamos fazendo agora. A maioria é de quedas de árvores e vistoria, mas temos também várias com destelhamento, e temos também risco de desmoronamento de edificações, que são aquelas que já estão muito velhas, ou desabitadas que oferecem risco. Então basicamente a gente resume nesta três naturezas”, pontuou.

Entre os bairros afetados com destelhamento, desmoronamento, desabamento, ou a queda de árvores estão: Baixada da Sobral; Tucumã, Rui Lino até a Vila Ivonete; Estação Experimental, Calafate, João Eduardo, Jardim Primavera, Floresta Sul, Belo Jardim I e II, Manoel Julião, Santo Afonso, Bairro da Paz, 6 de Agosto.

Quase quarenta ocorrências foram registradas  — Foto: Arfquivo/CBM-AC

Quase quarenta ocorrências foram registradas — Foto: Arfquivo/CBM-AC

Restabelecimento de energia

Também em campo desde que o vendaval atingiu a capital, a Energisa Acre informou que segue com os trabalhos na manhã desta segunda. Apesar de não informar números, e empresa disse que atua com um contingente cinco vezes maior que o habitual para fazer os atendimentos. Também não foi informado o número de ocorrências registradas.

“A gente está hoje trabalhando em regime de contingência pra restabelecer a falta de energia, de chamados que a gente tem desde ontem, quando tivemos um evento severo do tempo, de nível quatro de severidade o que causou algumas atipicidades ai nesse período”, disse Anderson Rodrigues, gerente de operações da Energisa Acre.

Ocorrências seguem na manhã nesta segunda — Foto: Arquivo/CBM-AC
Ocorrências seguem na manhã nesta segunda — Foto: Arquivo/CBM-AC

Com informações g1.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima