Redação Juruá Online
O nível do Rio Juruá voltou a subir e atingiu, na manhã desta segunda-feira (7), a cota de 12,36 metros em Cruzeiro do Sul, entrando em estado de alerta. A marca se aproxima da cota de transbordamento, que é de 13 metros, restando apenas 64 centímetros para que o rio atinge a cota de transbordo.
A informação foi confirmada pela subcomandante do Corpo de Bombeiros no município, tenente Daniela Marques. Segundo ela, o aumento repentino do nível do rio pegou as autoridades de surpresa, já que havia ocorrido uma vazante no final do mês passado, após o transbordamento anterior.
“Foi até uma surpresa pra gente também. O Corpo de Bombeiros faz o monitoramento constante e, hoje pela manhã, o nível apresentou 12,36 metros, atingindo a cota de alerta”, afirmou.

O novo aumento se deve às chuvas intensas ocorridas recentemente na região do Breu, no Peru, de onde vêm muitos dos afluentes que abastecem o Juruá. Apesar da vazante observada neste fim de semana no Breu, as autoridades continuam em alerta devido à previsão de mais chuvas em áreas como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o que pode elevar ainda mais o volume do rio nos próximos dias.
“Ainda há muita chuva nessas regiões e isso deve influenciar o nível do rio aqui em Cruzeiro do Sul por pelo menos mais três dias. É possível que ultrapassemos novamente a cota de transbordamento”, alertou a tenente.
Diante do novo cenário, o Corpo de Bombeiros retomou o monitoramento rigoroso do nível do rio, com medições sendo feitas a cada três horas. “A gente tinha até parado com o monitoramento frequente, mas diante desse aumento, voltamos a acompanhar de forma mais próxima, tanto em Cruzeiro do Sul quanto nos municípios vizinhos”, completou Daniela Marques.
A Defesa Civil também está em alerta e acompanha a situação para agir rapidamente em caso de necessidade de remoção de famílias ribeirinhas.