O Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) confirmou que os reagentes para exames swabs de Covid-19, que estavam em falta na unidade, chegaram nesta terça-feira (8) e que a retomada nas análises foi feita imediatamente. Desde o dia 1º, o Lacen, que é a única unidade que presta esse serviço ao estado, estava sem reagente.
A informação foi confirmada pela a gerente técnica do Lacen, Janaína Mazaro. De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), até segunda-feira (7),1.282 exames aguardavam análise. A primeira previsão é que o material tivesse chegado na sexta(4).
Na terça (1º), o Lacen, que atende demandas da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre), divulgou que a liberação dos resultados de exames de Covid estava suspensa por falta de insumos.
Outro laboratório que chegou a ficar sem insumos foi o Centro de Infectologia Charles Mérieux (CICM), que atende demandas particulares, dos Distritos Sanitários Especiais (Dseis), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da emergência da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
Porém, o Centro de Infectologia Charles Mérieux (CICM) não atende mais o estado, somente demandas específicas do governo federal e a rede particular. O material chegou ainda no dia 1º para o centro.
Por G1