booked.net

Após recorde de casos de Covid, governo mantém todas as cidades do AC na faixa amarela até final de fevereiro

Decreto com medida foi publicado na edição desta terça-feira (1) do DOE. Com mais de 3,1 mil novos casos em 24h, Acre teve novo recorde de infectados pela doença nessa segunda (31).

Compartilhe:

Após registrar novo recorde de casos de Covid-19 em 24 horas, o governador Gladson Cameli manteve todas as cidades do Acre em nível de atenção (bandeira amarela) na classificação de risco da pandemia até o dia 28 de fevereiro. O decreto com a medida foi publicado na edição desta terça-feira (1) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Desde a última classificação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, no dia 24 de dezembro do ano passado, as cidades do Acre foram todas colocadas na faixa amarela.

Nessa faixa, há mudança de regra para o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais, que passam a funcionar com lotação de 50% da capacidade de público.

No último dia de janeiro, o Acre registrou 3.111 casos novos de Covid-19 em 24 horas e bateu um novo recorde de infectados desde o início da pandemia, em março de 2019. Com isso, o número total de pessoas que já contraíram Covid é de 101.260. Os dados são do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

O número de óbitos também aumento em todo o Acre neste mês. No boletim dessa segunda mais três mortes foram registradas e o total é de 1.871.

Aumento de casos

Em janeiro, o estado acreano registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847.

A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado. Outro fator relevante pode ter sido a testagem em massa. Entre os dias 24 e 28 a saúde de Rio Branco abriu um ‘drive-thru’ da testagem no estádio Arena da Floresta, Segundo Distrito da capital acreana.

Em cinco dias de ação, dos mais de 5 mil testes feitos, 2.652 exames tiveram resultado positivo para a Covid-19. As pessoas atendidas tiveram acesso a médicos e remédios para iniciar o tratamento de forma imediata contra a doença.

Ainda há 505 exames à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

O boletim de leitos divulgado diariamente pela Saúde mostra que em todo o estado há 73 pessoas internadas, sendo 65 com teste positivo. Dos 30 leitos de UTI existentes, 17 estão ocupados, uma taxa de 57%. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul. Com relação às enfermarias, há um total de 56 pessoas internadas, sendo que tem somente 53 leitos, com isso a taxa de ocupação é de 105,35%.

Por G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima