Suspensas desde dezembro de 2020, as cirurgias bariátricas voltaram a ser feitas na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. O primeiro procedimento do ano foi feito na última terça-feira (14) na unidade de saúde.
As cirurgias são feitas por equipes do Programa de Obesidade que atende em 22 capitais do país. No Acre, o programa fica na Fundhacre com equipes multidisciplinares de endocrinologia, psicologia, nutrição, cardiologia, pneumologia, fonoaudiologia e assistência social.
As equipes médicas estavam sem fazer as cirurgias por entraves administrativos e, por um longo período, a pandemia também atrapalhou o retorno. Ao G1, o coordenador administrativo do programa, Alyson Morais, explicou que o Ministério da Saúde lançou recentemente uma nota destacando que o serviço de bariátrica é eletivo e deveria ser retomado.
“Daí, então, estamos retomando nossos procedimentos de forma tímida, não tem como mensurar quantas cirurgias vão ser realizadas porque, infelizmente, ainda estamos em um período de pandemia. Apesar da nota do Ministério da Saúde, precisamos ter cautela. Não estamos falando em um paciente que tem 70 ou 80 quilos, tem 140 a 150 quilos”, falou.
A cirurgia bariátrica é feita por videolaparoscopia. Entre 2019 e 2020, foram operados 35 pacientes. Esses pacientes são acompanhados pelas equipes multidisciplinares por um tempo indeterminado.
“Se for um caso só de perda de peso, de reeducação alimentar, a gente referencia para uma atenção básica de saúde, que agora está nas Uraps Roney Meireles e Cláudia Vitorino. Esses pacientes são acompanhados, mas não temos como mensurar o quantitativo de tempo que vai durar porque é de acordo com a conduta dos especialistas”, acrescentou.
Via-G1