A chuva que caiu em Rio Branco nas últimas horas fez o nível do Rio Acre subir mais de dois metros na capital acreana. O manancial marcava 6,98 metros nessa quinta-feira (5) e subiu para 9,38 metros sexta (6).
A Defesa Civil de Rio Branco informou que choveu 107,7 milímetros na capital no intervalo de 10 horas, entre a madrugada e a tarde dessa quinta (5). Com isso, nos primeiros dias do mês já choveu um acumulado de 116,9, o que representa mais de 40,4% do total esperado para janeiro, que é de 289 mm.
Por conta da forte chuva, 18 famílias da Vila Albert Sampaio, na zona rural de Rio Branco, foram atingidas por uma enxurrada após o Igarapé Liberdade transbordar nessa quinta. A água do igarapé alagou ruas e casas e uma família precisou ser removida por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Assistência Social.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão informou que a família já deve voltar para casa nesta sexta (6), uma vez que as águas já baixaram no local.
“A situação está se normalizando, foram 10 horas de chuva e com isso os impactos foram minimizados. Na cidade, tivemos bairros com água nas ruas e quintais de casas, mas momentâneo. Com exceção da Vila Albert Sampaio, não precisamos remover famílias de casa. Seguimos monitorando os bairros às margens dos igarapés”, disse o coordenador.
Novo alerta de temporal
Um novo alerta laranja de perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta (6) para todas as cidades do Acre.
A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora e de 50 a 100 mm ao longo do dia, ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções dadas são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações g1 Acre





