booked.net

Após anunciar fechamento de biblioteca em Rio Branco e voltar atrás, governo confirma reabertura nesta terça (25)

Espaço volta a disponibilizar sua estrutura para atender visitantes de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. Horário de atendimento foi ampliado em 3 horas.

Compartilhe:

Após anunciar que a Biblioteca Estadual Adonay Barbosa, que fica no Centro de Rio Branco , iria fechar por tempo indeterminado, o governo do Acre voltou atrás e informou que o local vai ser reaberto nesta terça-feira (25). Agora, o espaço volta a disponibilizar sua estrutura para atender os visitantes das 7 às 17h, de segunda a sexta-feira, inclusive, com ampliação de 3 horas.

O presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Manoel Pedro Gomes, disse que, na verdade, ocorreu um erro de comunicação quando foi anunciado o fechamento do local por tempo indeterminado.

“Ocorreu um erro da nossa parte e a imprensa já tinha publicado, inclusive, com matérias de que iria fechar por tempo indeterminado. Isso não existe no momento, tanto que fizemos um processo de avaliação e conseguimos antecipar a manutenção e vamos ampliar o horário para que não cause nenhum prejuízo a aqueles que vão em busca de conhecimento.”

Gomes disse ainda que no período de uma semana em que a biblioteca ficou com as portas fechadas, foram realizados serviços hidráulicos e elétricos.

“Termos uma energia oscilante e acaba queimando muitas lâmpadas, então, precisávamos dessa manutenção para reduzir prejuízos. Essa manutenção não poderia ser feita nos finais de semana e tínhamos que sacrificar um pouco”, explicou.

O presidente da FEM informou ainda que o processo de melhorias no espaço vai continuar sendo realizado.

“Não temos um orçamento fechado. Tem sempre uma avaria, um mau uso e muitas vezes temos que corrigir rápido. Quando não se corrige rápido, se somam outras necessidades e fomenta as demandas. Vamos ter todo o cuidado para não fechar mais, é um espaço que a sociedade precisa muito e é um espaço que nós temos de busca de conhecimento, talvez um dos mais completos.”

Governo voltou atrás

Muitos estudantes que foram até a biblioteca e se depararam com as portas fechadas na última terça (18) se surpreenderam. Mesmo o governo informando o fechamento do local por meio de nota no site oficial ainda na segunda (17) muitos disseram que não sabiam.

No dia, a FEM chegou a informar que o local ficou fechado devido a problemas de ordem técnica, mas não detalhou quais seriam os problemas. O local é ponto de encontro de estudantes, amantes da leitura e muito utilizado para pesquisas e o único nesse formato que ainda estava aberto, já que a Biblioteca da Floresta está fechada desde 2019.

Já nesta sexta (21), o governo informou que foi necessário a interrupção dos atendimentos para fazer uma manutenção elétrica e hidráulica no prédio.

Um dia após o aviso, foi gerada muita polêmica porque alunos se depararam com o local fechado. Muitos lembraram do prazo do Enem e lamentaram que o único espaço atualmente aberto para atender os estudantes fosse ficar fechado. Internautas chegaram a cobrar um posicionamento do poder público.

Biblioteca Pública volta a funcionar nesta terça (25) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Biblioteca Pública volta a funcionar nesta terça (25) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Biblioteca

A biblioteca foi inaugurada em 1979 e, em 2008, precisou passar por uma reforma. Em dezembro de 2108 a antiga equipe do governo informou que o espaço ia ser fechado para ser modernizado, adaptado e ampliado e com acessibilidade. A obra tinha prazo para durar quatro meses e estava avaliada em R$ 740 mil.

Um mês depois do anúncio da reforma, a biblioteca continuava fechada e não havia uma data prevista para iniciar a reforma. O espaço chegou a ficar dez meses fechado e foi reinaugurado no dia 15 de outubro de 2019.

A biblioteca ficou mais de um ano fechada devido à pandemia de Covid-19 e foi reaberta no dia 8 de setembro de 2021.

Uma nota, assinada chefe da Divisão de Livro Leitura e Literatura da FEM e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Acre, Cláudia Valéria Martins Jorge, informa oficialmente o fechamento do espaço.

Com informações g1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima