booked.net

Alunos do IFAC apresentam realidade virtual na Expoacre com apoio da FAPAC e governo do estado

O evento, que reuniu instituições e autoridades do estado, demonstrou o potencial transformador da realidade virtual na educação e abriu caminho para futuras iniciativas tecnológicas no Acre.

Compartilhe:

Willamis Franca

Na noite de quarta-feira, dia 4, durante a Expoacre, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC) recebeu alunos do Instituto Federal do Acre (IFAC), acompanhados por seus professores, para uma demonstração inovadora do uso de óculos de realidade virtual. O evento aconteceu no estande das indústrias, localizado no Parque de Exposições Wildy Viana, e destacou o potencial da tecnologia no campo da educação e ciência.

O professor doutor Jonas Filho, coordenador técnico-científico da FAPAC, professor aposentado da Universidade Federal do Acre (UFAC) e paleontólogo, acompanhou os estudantes e enfatizou a importância da realização de eventos como esse para promover a interação entre ciência e tecnologia. “A orientação do nosso presidente, Moisés Diniz, é que sejamos parceiros das instituições e pesquisadores. Queremos que a FAPAC seja protagonista nesse papel articulador. Hoje, estamos visitando virtualmente o Museu de Paleontologia da UFAC, com 40 anos de história, apresentando fotos e fósseis. Precisamos expandir essa tecnologia para todas as escolas, pois ela pode melhorar significativamente o ensino no estado”, afirmou o professor Jonas.

Moisés Diniz, presidente da FAPAC, também marcou presença e reforçou o compromisso da instituição com a inovação. “Já temos recursos em caixa do governo Gladson Cameli para disponibilizar cem mil reais para a compra de mais óculos de realidade virtual, tanto para o programa do IFAC quanto para o Museu de Paleontologia da UFAC. Queremos que os estudantes de todo o Acre possam ter acesso a essa tecnologia ao visitar o museu. Esse é um compromisso que assumimos aqui hoje”, declarou.

A demonstração incluiu, além da visita ao museu, uma apresentação do projeto “Robôs”, do IFAC, que utiliza recursos da Zona Franca de Manaus para pesquisa e desenvolvimento. O professor doutor Victor Antunes, doutor em computação pela Universidade Federal Fluminense, destacou a importância da cooperação entre as instituições para o avanço tecnológico no estado. “A aplicação de realidade virtual na educação é uma das maiores tendências. Estamos na fronteira da indústria 5.0, e isso só é possível porque trabalhamos juntos, UFAC, IFAC e os pesquisadores do estado”, afirmou.

O estudante Lucas Brasil, do curso de Sistemas para Internet do IFAC, compartilhou sua experiência ao utilizar os óculos de realidade virtual. “A gente fica dando risadinha ao ver de fora, mas quando estamos dentro, realmente nos sentimos lá. É uma experiência incrível, como estar em um lugar a milhares de quilômetros”, comentou.

Assurbanipal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), também esteve no evento e ressaltou a importância do uso da tecnologia para abrir novas oportunidades. “Estamos vendo a combinação de tecnologia com história natural e paleontologia, com a apresentação do museu virtual da UFAC. A tecnologia é um caminho para o futuro, e nosso governador tem estimulado esse trabalho de forma constante”, concluiu o secretário.

O evento, que reuniu instituições e autoridades do estado, demonstrou o potencial transformador da realidade virtual na educação e abriu caminho para futuras iniciativas tecnológicas no Acre.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima