booked.net
spot_img

Alerta para prática ilegal em açougue: Venda condicionada de carne bovina em desacordo com Código de Defesa do Consumidor

Por Willamis Franca

Uma denúncia recente abriu espaço para uma importante discussão sobre os direitos dos consumidores em relação à compra de carne bovina. A casa de carne “Na rota do Boi”, localizada na estrada Dias Martins, em nosso estado, se viu no centro das atenções após se recusar a vender uma peça de canela de carne bovina por quilo, condicionando a venda à compra da peça inteira.

A denúncia ganhou visibilidade na última segunda-feira, 19, quando um consumidor tentou adquirir apenas a quantidade desejada, mas foi informado de que só poderia comprar a peça completa. Essa situação despertou a indignação de centenas de internautas, com muitos considerando essa prática abusiva e contrária ao código de defesa do consumidor.

Um internauta, Gleyson, expressou sua preocupação, afirmando que “Se ninguém comprar a peça inteira, uma hora eles vão ter que vender fracionada! O problema é que na maioria das vezes os consumidores aceitam as imposições dos estabelecimentos comerciais sem nem ao menos procurar saber se o que está sendo imposto está de acordo com o código de defesa do consumidor.”

O PROCON/AC, Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor, rapidamente se pronunciou sobre o caso, esclarecendo que essa prática é considerada abusiva e ilegal, indo de encontro ao Código de Defesa do Consumidor.

Em nota, o PROCON/AC esclarece que a conduta viola o Artigo 39, Incisos I e V, que proíbe o fornecedor de condicionar a venda de um produto ou serviço a outro, bem como, impor limites de quantidades sem justa causa. Assim como, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, ou seja, abusar da credulidade e boa-fé do consumidor da sua carência de informação, dentre outros aspectos.
O PROCON/AC ressalta que irá tomar as medidas cabíveis previstas no código de defesa do consumidor (CDC) para garantir a harmonia nas relações de consumo.

Os consumidores que observarem alguma irregularidade, podem acionar o Procon pelos canais de denúncias 151 e 3223 7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando o site: www.consumidor.gov.br.

Anúncio Patrocinadospot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS