Redação Juruá Online
A Polícia Civil do Acre (PCAC) emitiu um alerta sobre o “Golpe do Amor”, uma prática de estelionato que frequentemente tem como alvo mulheres. Criminosos criam perfis falsos em redes sociais e sites de relacionamento, como Facebook, Instagram e Tinder, para conquistar a confiança das vítimas e obter vantagens financeiras ou cometer abusos.
O delegado Dr. Nilton Boscaro, Diretor do Departamento de Inteligência da PCAC, detalhou como ocorre o golpe. Conforme o delegado, os golpistas iniciam a relação enviando solicitações de amizade e começam conversas por aplicativos como WhatsApp, buscando criar um vínculo emocional por meio de galanteios e promessas.
Os esquemas podem ter diferentes desfechos. Em alguns casos, o encontro pode ocorrer em locais isolados, onde abusos podem ser cometidos. Em outros, a tática é convencer a vítima a emprestar dinheiro ou adquirir bens em nome deles. Após conseguirem o que desejam, os golpistas desaparecem, deixando as vítimas com prejuízos financeiros e emocionais.
Para se proteger, Boscaro recomenda cuidado ao aceitar amizades virtuais, evitando iniciar relacionamentos apenas online. Em caso de encontros, que sejam em locais públicos e movimentados. Ele também alerta sobre a necessidade de desconfiar de histórias tristes e a importância de não emprestar dinheiro ou adquirir bens em nome de estranhos.
A orientação do delegado é para que se alguém se tornou vítima do golpe, entre em contato com seu banco imediatamente para tentar bloquear a transação e reúna todas as informações sobre o golpista, como números de telefone, perfis de redes sociais, comprovantes de pagamentos e prints de conversas, em seguida dirija-se a uma Delegacia de Polícia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência





