booked.net

Adolescentes em medidas socioeducativas no Acre surpreendem com notas acima da média nacional no Enem PPL 2023

Transformei um dos piores momentos da minha vida em um dos melhores, com grande esforço. Dediquei-me bastante, estudando dia e noite, na escola e no alojamento. Isso representa a realização de um sonho e é motivo de orgulho para minha mãe.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Nesta terça-feira, 16, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2023. Dois jovens cumprindo medidas socioeducativas em meio fechado, sob a supervisão do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), se destacaram ao obter notas superiores à média nacional na redação, que foi de 641,6.

Foto: Ascom ISE

O socioeducando J.S. surpreendeu com a pontuação de 920, próxima à nota máxima de 1.000, enquanto R.M. alcançou 700 pontos. Destacam-se também H.R., com 640, e M.P., que conquistou 620 pontos.

J.S. compartilhou sua jornada, declarando: “Transformei um dos piores momentos da minha vida em um dos melhores, com grande esforço. Dediquei-me bastante, estudando dia e noite, na escola e no alojamento. Isso representa a realização de um sonho e é motivo de orgulho para minha mãe.”

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o direito à educação, mesmo em circunstâncias de privação de liberdade. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), as provas do Enem PPL foram aplicadas nas oito unidades do ISE no estado, com 45 participantes, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Wagner Vasconcelos, gestor da Escola Darquinho, destacou o sucesso alcançado pelos alunos, ressaltando o trabalho árduo da equipe de professores e o incentivo do governo estadual por meio do Pré-Enem Legal.

O Enem PPL 2023 teve a mesma estrutura da avaliação convencional, com 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.

Vicência Maria Gomes, gerente de Educação e Ações Sociopedagógicas do ISE, enfatizou a importância do exame nacional para oferecer perspectivas de transformação de vida por meio da educação, citando a frase de Nelson Mandela sobre a educação como a arma mais poderosa para mudar o mundo.

O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, parabenizou os adolescentes pelos excelentes resultados, destacando a eficácia do trabalho realizado dentro das unidades socioeducativas em parceria com a Secretaria de Educação.

Foto: Julia Beatriz Couto

Foto: Elenilson Oliveira/Secom.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima