Natural do município de Rodrigues Alves, o atleta, José Luciano Costa da Silva participa do torneio masculino de handebol das Olimpiadas de Tóquio, pela seleção brasileira que ocorre em Podgorica, Montenegro.
Atualmente jogando pelo Benfica de Portugal, Luciano que já participou recentemente do Mundial de handebol do Egito, agora tem a grande chance de ir para às Olimpíadas de Tóquio.
O time brasileiro estreou com derrota na competição nesta sexta-feira,12, perdendo de 32 x 20 para a equipe da Noruega.
Mas a recuperação veio no dia seguinte, neste sábado,13, onde a equipe venceu a Coréia do Sul por 30 a 24 para ficar bem perto de um dos dois postos em disputa no pré-olímpico de Podgorica, em Montenegro.
O Brasil decide a competição em um duelo contra o Chile neste domingo,14, às 13:30.
Com a vitória sobre os asiáticos, o Brasil se recuperou da goleada diante da favorita Noruega, na estréia. A seleção já sobe para a segunda posição do quadrangular, superando a Coréia do Sul no critério de desempate, no confronto direto.
A vaga em Tóquio pode sair até com uma derrota diante do Chile, que perdeu da Coreia na primeira rodada. Mas o Brasil só quer fazer uma conta: somar uma vitória contra o rival sul-americano para não depender de combinação de resultados. Apenas tropeços da favorita Noruega podem complicar a situação brasileira.
Em sua página no Facebook Luciano Silva escreveu:
“A busca pela tão sonhada vaga Olímpica bate na porta.
Venham torcer pela nossa seleção 🇧🇷
Pré-olímpico para as Olimpíadas de Tokyo”. 💪🏼👊🏼
@tokyo2020
@ihf.official
@cbhb1
@fivecompany
tokyo #olimpiadas #handebol #handball #andebol #balonmano #brasil #cbhb #ihf #podgorica #montenegro
Já estão classificados para Tóquio: Japão, Dinamarca, Espanha, Argentina, Egito e Bahrein. As outras seis vagas são definidas em três pré-olímpicos mundiais. O que o Brasil está com Noruega, Coreia do Sul e Chile. Outro na França com os franceses, Croácia, Tunísia e Portugal. E o último com Alemanha, Suécia, Eslovênia e Argélia.
Fonte: Informações obtidas no site globo esporte.globo.com
Fotos do jogo: REUTERS/Stevo Vasiljevic