Visando potencializar o turismo da região Norte, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), em parceria com as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), vai realizar, no Acre, o I Encontro de Etnoturismo da Amazônia.
O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Hélio Melo. O Acre integra a RAI, grupo de trabalho organizado pelos gestores dos estados da Amazônia.
Em conjunto, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins visam divulgar e fortalecer o turismo da região. Este ano, o eixo trabalhado será o etnoturismo. E o Acre foi escolhido para sediar este evento, por já estar atuando fortemente neste segmento.
“O turismo indígena no Acre acontece de forma organizada e expressiva. Temos 36 terras indígenas reconhecidas pelo governo federal e distribuídas em 12 dos 22 municípios acreanos. A maioria delas já recebe turistas e movimenta muito dinheiro com essa atividade”, reforça o secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa.
A ideia é apresentar a beleza e a grandiosidade da cultura indígena do Acre. Nos dois dias de evento, os participantes poderão conhecer a culinária indígena, o artesanato, suas medicinas, histórias e rituais.
Durante a atividade, ocorrerão painéis, rodas de conversa e, por fim, uma vivência no Centro Huwã Karu Yuxibu, localizado na Transacreana.
O encontro contará com a presença dos secretários da região Norte, do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), em Belém (PA), o secretário reforçou o convite para o Encontro no Acre.
A Fita, que ocorre até o dia 8, na Estação das Docas, é considerada o maior evento de turismo da região Norte.
O Acre também está dentro do estande da RAI apresentando os potenciais turísticos do estado. O secretário vai participar de painéis sobre turismo.