booked.net

Acre tem novo alerta de temporais para este sábado (8)

Abril já acumula 80 mm de chuva em oito dias. Alerta laranja divulgado na manhã deste sábado é válido até as 10h do domingo e inclui todos os municípios acreanos.

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 10h deste domingo (8). O alerta amarelo representa perigo potencial.

A previsão é de que a chuva fique entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem alcançar de 40 a 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O aviso vem um dia após Cruzeiro do Sul registrar um forte temporal na sexta-feira (7). Em Rio Branco, as celebrações da Sexta-feira Santa também foram debaixo de forte chuva.

No total, abril já acumula 84,5 milímetros de chuva em oito dias   — Foto: Juan Diaz

No total, abril já acumula 84,5 milímetros de chuva em oito dias — Foto: Juan Diaz

Chuvas no Acre

Em meio à maior enchente dos últimos 8 anos, Rio Branco acumulou 44,3 mm de chuvas na última sexta-feira (7). O número representa mais do que o registrado no total dos 7 dias do mês, que havia chegado a 40,2 mm. No total, abril já acumula 84,5 mm. A expectativa para o mês é de 195,9 mm.

O nível do Rio Acre na capital acreana chegou a 14,72 metros na segunda medição deste sábado (8), feita às 9h da manhã. O índice representa uma diminuição de 57 centímetros em relação ao nível registrado às 18h desta sexta-feira (7), que foi de 15,29 metros, porém, ainda é maior que a cota de transbordamento (14 metros) e a cota de alerta (13,5 metros) do manancial. O rio ultrapassou a cota de transbordamento no dia 23 de março, e segue há 16 dias neste patamar.

Com informações g1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima