booked.net

Acre se destaca ao alcançar o 3º melhor desempenho em volume de crédito na região Norte e Nordeste

De acordo com a pesquisa, a maior disponibilidade de crédito é importante para o desenvolvimento de um estado, pois permite que empresas tenham acessos a recursos para a realização de novos investimentos.

Compartilhe:

O Ranking de Competitividade dos Estados 2023 apontou o Acre como a 7ª unidade da federação com o maior volume de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). O levantamento é coordenado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização que busca fortalecer o serviço público por meio de ações com a sociedade civil e gestores públicos, desenvolvendo lideranças para enfrentar os problemas do Brasil.

Com índice que varia de 0 a 1, o estado acreano apresentou o 3º melhor desempenho entre as regiões Norte e Nordeste, ao obter 0,8. De acordo com a pesquisa, a maior disponibilidade de crédito é importante para o desenvolvimento de um estado, pois permite que empresas tenham acessos a recursos para a realização de novos investimentos.

A maior disponibilidade de crédito também permite que consumidores adquiram bens e serviços, estimulando setores como comércio e serviços. O volume de crédito, que está inserido no pilar de potencial de mercado da pesquisa, corresponde ao saldo de crédito total, que inclui pessoa física e jurídica, em relação ao PIB total.

Ainda de acordo com o estudo, o volume de crédito da economia engloba a percepção do risco do não pagamento de dívidas, dado que impõe maior seletividade dos bancos nas concessões de crédito: quanto maior o risco, menor as concessões e, consequentemente, menor o volume de crédito.

“Esse tipo de indicador é muito relevante, já que contribui com o norteamento da nossa economia. O governo segue empenhado em gerar um ambiente favorável de negócios no Acre, visando sempre à geração de emprego e renda”, explicou Ricardo Brandão, secretário de Estado de Planejamento.

Com informações da Assessoria

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima