O Acre registrou 67 ocorrências policiais durante as primeiras horas do segundo turno das eleições, neste domingo (25). Desse total, 14 foram classificadas como crimes eleitorais ou ocorrências relacionadas a esse tipo de infração, segundo balanço parcial da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O acompanhamento da votação é realizado pela Sala de Situação, instalada na sede da Sejusp, em Rio Branco. A estrutura reúne representantes de 16 instituições e conta com cerca de 30 profissionais mobilizados para monitorar as ocorrências e coordenar as respostas das equipes de segurança.
O trabalho inclui o acompanhamento de imagens do sistema estadual de videomonitoramento, com câmeras distribuídas em 13 pontos de atuação nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Bujari.
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tenente Francisco Fonseca, o monitoramento abrange a capital e o interior, com atenção especial às áreas próximas aos locais de votação.
A operação reúne órgãos como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o 4º Batalhão de Infantaria de Selva e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O Samu e órgãos municipais de Rio Branco também participam da mobilização.
O secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, afirmou que a integração entre as instituições busca garantir que os eleitores possam votar com segurança. A Sala de Situação permanece mobilizada até o encerramento da votação neste domingo.





