O estado do Acre passou a contar com o reforço de 28 médicos enviados pelo Programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal voltada à ampliação da cobertura da atenção primária à saúde em regiões com maior vulnerabilidade social. O grupo faz parte da mais recente etapa do programa, que selecionou 3.173 profissionais para atuação em mais de 1.600 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) em todo o país.
Do total destinado ao Acre, oito profissionais foram alocados para atender populações indígenas em áreas de difícil acesso. Dois deles atuarão no DSEI Alto Juruá e seis no DSEI Alto Rio Purus. Os demais médicos irão reforçar as equipes de Saúde da Família distribuídas nos municípios acreanos.
A chegada dos novos profissionais formados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) teve início no dia 2 de julho. Já os médicos brasileiros formados no exterior devem iniciar suas atividades após participarem do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), previsto para começar em 4 de agosto. O treinamento foca no atendimento em situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas áreas onde atuarão.
O Programa Mais Médicos, além de garantir assistência imediata à população, também busca fortalecer a estrutura da Atenção Primária à Saúde e reduzir o tempo de espera por atendimentos mais especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação dos profissionais está alinhada ao uso de prontuário eletrônico e fluxos integrados, que facilitam o encaminhamento de pacientes para serviços de média e alta complexidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição das vagas considerou dados do estudo Demografia Médica 2025, realizado em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), que aponta desigualdades na distribuição de médicos no país. A maior parte das vagas foi destinada a municípios de pequeno porte (75,1%), seguidos por cidades de médio (11,1%) e grande porte (13,8%).
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil profissionais em atividade, presentes em 4.200 municípios e cobrindo aproximadamente 94% do território nacional. A meta é alcançar 28 mil médicos em todo o país, garantindo atendimento contínuo a mais de 63 milhões de brasileiros.






