O sistema Idap, já em uso pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) através da Defesa Civil Nacional, visa melhorar a comunicação em situações de risco de desastre.
Segundo o coronel Carlos Batista, o Idap funciona como uma ferramenta de alerta. O sistema realiza monitoramento das previsões de chuvas e analisa a quantidade acumulada, emitindo alertas à população quando necessário. O Estado está em processo de organização da Defesa Civil para uma adesão eficaz ao sistema.
A proposta inclui o fortalecimento das prefeituras e a capacitação dos profissionais da SEASDH. Isso envolve estabelecer claramente as responsabilidades de cada órgão em eventos extremos e treinar os servidores para que possam receber e utilizar as informações de forma eficaz.
De acordo com o gestor, os meses de janeiro a abril são períodos críticos, com chuvas intensas que podem levar a inundações. O fortalecimento da comunicação e da estruturação da Defesa Civil deve contribuir para reduzir os impactos desses eventos nas comunidades em risco.
Com informações do AC 24 Horas





