Redação Juruá Online
Nesta sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as coordenações de Saúde da Mulher, da Criança, de Doenças Crônicas e com o Núcleo de Educação e Saúde, realizou uma ação especial na Fazenda Esperança Maria Madalena, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento buscou reforçar a importância dos cuidados com a saúde física e mental das mulheres, além de promover reflexões sobre seu papel na sociedade.
Lusiane Casimiro, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, destacou o objetivo da palestra ministrada no evento. “Hoje estamos aqui para falar sobre as mulheres empoderadas, sobre como elas veem suas escolhas, o que estão acertando e errando, sua autoestima, valorização pessoal e a busca pelo autoconhecimento. Não tem uma receita pronta, mas só de se autoconhecer, já é um grande passo”, afirmou.

A enfermeira Carla Mota, coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança no município, explicou que a iniciativa também está alinhada ao calendário nacional de saúde, que em março enfatiza três temas principais: combate à obesidade, prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e conscientização sobre a endometriose. “O objetivo principal dessa ação é proporcionar um momento de reflexão. O Dia Internacional da Mulher não é apenas um dia de homenagens, mas também de pensar como nossa sociedade trata as mulheres, abordando aspectos afetivos, familiares, sociais e profissionais. Também é uma oportunidade para não silenciar sobre a violência contra as mulheres, incluindo o feminicídio, que é um grave problema no Brasil e na nossa região”, explicou.
O evento atendeu mulheres residentes na Fazenda Esperança Maria Madalena e também inovou ao convidar as “Margaridas”, mulheres que trabalham na limpeza urbana de Cruzeiro do Sul. Entre os serviços ofertados, estavam atendimentos de educação em saúde com psicólogos e nutricionistas, assistência odontológica, coleta de exames preventivos, vacinação, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exames rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.
A psicóloga Luziane Casemiro ressaltou que o tema do empoderamento feminino foi escolhido para o evento devido à sua relevância atual. “As mulheres precisam se enxergar, reconhecer seu valor e sua posição na sociedade, além de ter voz para lutar pelos seus direitos. As que já conquistaram espaço também precisam usar sua força para apoiar mulheres mais vulneráveis”, pontuou.

Sirleia da Cruz, uma das margaridas presentes no evento, destacou a importância da ação para dar visibilidade ao trabalho das “Margaridas” e valorizar o papel das mulheres na sociedade. “Esse evento representa a nós, mulheres, que trabalhamos de dia e de noite. Nosso trabalho é digno, honesto e é dele que levamos o sustento para nossa família. Ser mulher é algo inexplicável, é ser guerreira, mãe, esposa, amiga. Às vezes cuidamos tanto dos outros que esquecemos de nós mesmas. Esse momento é maravilhoso para lembrar que também merecemos atenção e cuidado”, afirmou.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância do autocuidado e do fortalecimento das mulheres em diferentes esferas, promovendo serviços essenciais e reflexões sobre os desafios enfrentados no cotidiano. O evento também reafirmou a necessidade de criar espaços para discussões e ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa com as mulheres.
