booked.net

Preço de hortaliças dispara na região por conta de chuvas

Compartilhe:

Redação Juruá Online

A feira ficou mais cara. A baixa produção de alimentos provocadas pelas chuvas intensas no mês de janeiro refletiu no índices de preços na região. A situação se torna ainda mais amarga para os feirantes que, além de terem suas plantações perdidas nas intempéries, veem suas vendas caírem por conta da oscilação dos preços, já que muitos consumidores optam por substituir hortaliças mais caras por opções mais em conta.

“Nessa época chove bastante e acabam com as nossas produções. Minhas hortaliças são feitas no canteiro, nessa época não podemos plantar no chão por conta da chuva. Ano passado, na minha irmã, às vezes eu ia tirar as verduras com água batendo até meu peito”, relatou Nazaré Aguiar, vendedora no Mercado Municipal.

Os feirantes relatam que nos últimos meses perderam quase 70% de sua produções. E para evitar mais prejuízos tiveram que antecipar a colheita, o que também reflete diretamente na qualidade das hortaliças.

“Com tempo chuvoso diminui a produção dos agricultores para a revenda, mas o preço continua o mesmo. Só que no inverno a verdura perde a qualidade, e para melhorar a qualidade é necessário estufa” disse outra vendedora, Consuelo Alves.

Ter uma alimentação saudável está cada vez mais difícil. Com os preços nas alturas, a dica é procurar bem antes de comprar para encontrar itens mais em conta. Muitas donas de casa por sua vez investem na criatividade para utilizar o máximo dos alimentos.

A nutricionista Marcivane Oliveira deu dicas valiosas: ’’A dica de hoje é fazer um cultivo na sua própria casa, como uma horta no quintal. As hortaliças possuem um papel fundamental em uma dieta balanceada. Ela é rica em fibras, minerais, vitaminas, e também antioxidantes. Além disso, esse cultivo incentiva muito a prática de educação alimentar com a própria família. Quando você for cultivar em casa chame os filhos pra fazer parte desse processo, e também acabar ensinando pra ele a importância desses benefícios em qualquer ciclo da vida’’.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima