booked.net

Mulheres caminham com água na altura do peito em estrada alagada após chuva na Bahia

Compartilhe:

A chuva que atinge cidades de todas as regiões da Bahia causou alagamento em uma estrada vicinal que liga a zona urbana cidade de Ibipeba ao distrito de Mirorós, na região norte. Na tarde de quinta-feira (23), moradores caminharam pela via com a água na altura da peito, e veículos não puderam trafegar pela pista.

Entre os que se arriscaram caminhando pelo aguaceiro está uma gestante, que conta com apoio de uma outra pessoa, para evitar acidentes. O moradores registraram o momento em que um grupo, formado principalmente por mulheres, fez a travessia.

Nesta sexta (24), a cidade segue com chuva e o nível da água não diminuiu. Famílias da zona rural estão isoladas e a prefeitura municipal aguarda o volume baixar para contabilizar os prejuízos. Apesar do susto, não há registro de feridos, nem desabamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o município, que deve ter chuva forte durante todo o fim de semana, com índices pluviométricos que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, que é considerado muito alto. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

João Dourado

Cidades do interior da Bahia ficam alagadas após temporal

Cidades do interior da Bahia ficam alagadas após temporal

Problemas também foram registrados na cidade de João dourado, que fica no norte do estado. O centro da cidade ficou alagado, várias ruas e avenidas foram cobertas pela água, que também invadiu casas e estabelecimentos comerciais.

Conforme a prefeitura municipal, uma das causas das inundações é a falta de áreas e equipamentos para escoar grande volume de água. A chuva costumava ser escoada por bombeamento, mas até mesmo os açudes do município estão com capacidade crítica e podem transbordar.

A prefeitura informou que visitou os locais de risco e analisa cada situação. Equipamentos foram comprados para a realizar transposição da água e uma escola é preparada para acolher desalojados, caso a situação se agrave, já que há mais previsão de chuva para os próximos dias. Até o momento, nenhuma família precisou sair de casa e não há registro de feridos.

Por causa da situação, a prefeitura municipal decretou situação de emergência. A quantidade de chuva esperada para todo o ano é de 500 milímetros. No entanto, entre o início de dezembro e a última quinta-feira, 700 milímetros de chuva caíram na cidade.

Centro de João Dourado ficou alagado por causa da chuva no norte do estado — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Centro de João Dourado ficou alagado por causa da chuva no norte do estado — Foto: Reprodução/TV São Franciscohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Chuva na Bahia

Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), as chuvas já causaram 17 mortes em toda a Bahia. Ao todo, 379.132 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto.

No estado, são 66 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva. Segundo a Sudec, 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 10.955 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo.

Confira lista das cidades em situação de emergência:

  1. Alcobaça
  2. Amargosa
  3. Amélia Rodrigues
  4. Anagé
  5. Andaraí
  6. Apuarema
  7. Baixa Grande
  8. Belmonte
  9. Boa Vista do Tupim
  10. Camacan
  11. Canavieiras
  12. Caravelas
  13. Cocos
  14. Conceição do Almeida
  15. Encruzilhada
  16. Eunápolis
  17. Guaratinga
  18. Iaçu
  19. Ibicuí
  20. Ibirapuã
  21. Iguaí
  22. Ilhéus
  23. Ipiaú
  24. Itabela
  25. Itaberaba
  26. Itabuna
  27. Itacaré
  28. Itagimirim
  29. Itajuípe
  30. Itamaraju
  31. Itambé
  32. Itanhém
  33. Itapé
  34. Itapebi
  35. Itapetinga
  36. Itaquara
  37. Itarantim
  38. Jaguaquara
  39. Jequié
  40. Jiquiriçá
  41. Jucuruçu
  42. Laje
  43. Lajedão
  44. Lençóis
  45. Macarani
  46. Maragogipe
  47. Marcionílio de Souza
  48. Mascote
  49. Medeiros Neto
  50. Mucugê
  51. Mucuri
  52. Mundo Novo
  53. Mutuípe
  54. Nova Viçosa
  55. Novo Horizonte
  56. Porto Seguro
  57. Prado
  58. Ribeira do Pombal
  59. Ruy Barbosa
  60. Santa Cruz Cabrália
  61. Teixeira de Freitas
  62. Teolândia
  63. Ubaíra
  64. Uruçuca
  65. Vereda
  66. Vitória da conquista

Via-G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima