Lula chama Flávio Bolsonaro de “palhaço” e questiona se adversário pretende privatizar o SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o senador Flávio Bolsonaro (PL) de “palhaço” e questionou se o adversário pretende privatizar o Sistema Único de Saúde (SUS) durante o debate presidencial promovido pela TV Bandeirantes neste domingo (18).

O confronto começou depois que Flávio mencionou uma proposta relacionada à participação de um representante do Hospital Israelita Albert Einstein no sistema público de saúde. Lula contestou a ideia e questionou qual seria o objetivo da proposta.

“Será que ele quer privatizar o SUS? É isso que eu entendi?”, perguntou o presidente. Na sequência, reagiu às provocações do senador: “O palhaço aqui é ele, não sou eu”.

Durante a discussão, Lula também criticou a atuação do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. O petista citou as 716 mil mortes registradas no Brasil e atribuiu parte das perdas à condução da crise sanitária pelo governo da época. Segundo ele, parte das mortes poderia ter sido evitada caso as orientações da ciência tivessem sido seguidas.

O presidente também questionou a experiência de Flávio Bolsonaro na área da saúde pública e afirmou que o senador não conhece a realidade de quem depende do atendimento público.

“Ele nunca foi numa UPA. Você acha que ele já foi numa UPA? Nada, é tudo médico particular!”, declarou Lula.

O petista defendeu ainda a atuação de seu governo na recuperação do SUS e afirmou ter orgulho das medidas adotadas para melhorar o atendimento. Ao final, disse que Flávio precisa conhecer melhor o funcionamento do sistema público de saúde.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS