Internacional e Grêmio iniciam nesta quinta-feira (27) mais um capítulo da histórica rivalidade Gre-Nal. Às 20h, no Beira-Rio, as equipes entram em campo pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em um confronto que também chama atenção pela diversidade de nacionalidades presentes nos dois elencos.
Juntos, os rivais somam 23 jogadores estrangeiros, representando 14 nacionalidades diferentes e quatro continentes: América, Europa, Ásia e África. A Argentina é o país mais representado, com sete atletas, seguida por Colômbia e Paraguai, com três jogadores cada. O levantamento considera atletas que estão integrados de forma frequente aos elencos principais.
A presença estrangeira também aparece no comando das equipes. O Grêmio é treinado pelo português Luís Castro, enquanto o uruguaio Paulo Pezzolano comanda o Internacional.
Pelo lado gremista, a equipe deve iniciar o clássico com pelo menos cinco estrangeiros entre os titulares: o peruano Noriega, nascido no Japão, o paraguaio Mathias Villasanti, o croata Filip Krovinovic, o belga Francis Amuzu, nascido em Gana, e o argentino Cristian Pavon.
No Internacional, a provável escalação também conta com forte presença estrangeira. Os argentinos Gabriel Mercado, Rodrigo Villagra e Alexandro Bernabei, o chileno Guillermo Maripán e o colombiano Johan Carbonero aparecem entre os jogadores que devem começar a partida.
As competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol permitem que cada clube relacione até nove jogadores estrangeiros por partida. No Grêmio, o argentino Juan Nardoni, que está lesionado, o colombiano Miguel Monsalve, fora dos planos, e o paraguaio Fabián Balbuena, opção técnica, não devem participar do clássico.
No Inter, o goleiro uruguaio Sergio Rochet se recupera de uma cirurgia na coluna e também será desfalque. O ganês Benjamin Arhin está à disposição, mas não vem sendo relacionado por Paulo Pezzolano.
Curiosamente, entre os jogadores com maior possibilidade de participar do clássico, poucos nasceram no Rio Grande do Sul. No Grêmio, o atacante Tetê, natural de Alvorada, é um dos destaques locais. Pelo Internacional, o goleiro Anthoni, nascido em Canela, é reserva de Matheus Cunha, atual titular da equipe.
Confira as nacionalidades dos jogadores estrangeiros
Argentina — 7 jogadores
Grêmio: Walter Kannemann, Juan Nardoni e Cristian Pavon.
Internacional: Gabriel Mercado, Braian Aguirre, Rodrigo Villagra e Alexandro Bernabei.
Colômbia — 3 jogadores
Grêmio: Miguel Monsalve e Jose Enamorado.
Internacional: Johan Carbonero.
Paraguai — 3 jogadores
Grêmio: Fabián Balbuena e Mathias Villasanti.
Internacional: Tonny Sanabria.
Chile — 1 jogador
Internacional: Guillermo Maripán.
Equador — 1 jogador
Internacional: Félix Torres.
Peru — 1 jogador
Grêmio: Noriega, nascido no Japão.
Uruguai — 1 jogador
Internacional: Sergio Rochet.
Bélgica — 1 jogador
Grêmio: Francis Amuzu, nascido em Gana.
Croácia — 1 jogador
Grêmio: Filip Krovinovic.
Gana — 1 jogador
Internacional: Benjamin Arhin.
Dinamarca — 1 jogador
Grêmio: Martin Braithwaite.
Suécia — 1 jogador
Internacional: Niclas Eliasson.
Cabo Verde — 1 jogador
Grêmio: Jovane Cabral.
Com elencos marcados pela presença de atletas de diferentes partes do mundo, o Gre-Nal desta quinta-feira coloca frente a frente não apenas dois dos maiores clubes do Sul do país, mas também uma verdadeira mistura de culturas e escolas do futebol internacional na busca por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.





