Produtores rurais interditaram, na manhã desta segunda-feira (13), um trecho da BR-364, em frente à Escola Santa Rita, após a Vila Lagoinha, em Cruzeiro do Sul, para cobrar do Governo do Acre o cumprimento da promessa de recuperação dos ramais da região.
O protesto ocorre após os moradores afirmarem que o Estado não cumpriu o acordo firmado para o início dos serviços. A principal reivindicação é que as máquinas sejam mobilizadas imediatamente para garantir o acesso às comunidades rurais, prejudicado pelas más condições das estradas vicinais.
Nos cartazes exibidos durante a manifestação, os produtores direcionaram críticas à gestão estadual com frases como: “Governo de mentira, cadê o dinheiro dos ramais?” e “De jatinho não conhece a nossa realidade”, em referência à situação enfrentada diariamente pelas famílias que dependem dos ramais para transportar a produção, acessar escolas e chegar aos serviços de saúde.

Os manifestantes também cobram o início da Operação Verão, anunciada pelo Governo do Estado como a principal ação para recuperação da malha viária durante o período de estiagem. Segundo eles, apesar do anúncio e das expectativas criadas, os trabalhos ainda não começaram na região, agravando os prejuízos enfrentados pelos produtores rurais.
Com a BR-364 bloqueada, os manifestantes afirmam que permanecerão no local até receberem uma resposta concreta das autoridades e um cronograma para o início das obras. O bloqueio provoca filas de veículos e afeta o tráfego em um dos principais corredores de acesso a Cruzeiro do Sul.
Até a publicação desta reportagem, o Governo do Estado e o Deracre ainda não haviam se pronunciado sobre a manifestação. O espaço permanece aberto para posicionamento.






