A Diocese de Cruzeiro do Sul realiza nesta sexta-feira (15) o lançamento oficial do 108º Novenário de Nossa Senhora da Glória, considerada a maior manifestação religiosa do Acre. O anúncio será feito pelo bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, durante uma coletiva de imprensa marcada para as 8h30, no salão paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Glória.
Durante o encontro, a Diocese deverá apresentar o tema oficial da edição deste ano, detalhes da programação religiosa, o percurso da tradicional procissão do dia 15 de agosto e outras informações relacionadas à organização da festa.
O Novenário acontece anualmente entre os dias 5 e 15 de agosto e reúne milhares de fiéis em Cruzeiro do Sul. A procissão de encerramento, realizada no Dia de Nossa Senhora da Glória, costuma atrair cerca de 40 mil pessoas, vindas de diferentes municípios do Acre e até de regiões vizinhas do Amazonas.
Além das celebrações religiosas, o período do Novenário também movimenta a economia local, com intenso fluxo de visitantes, comércio informal, turismo religioso e programação cultural ao redor da Catedral.
A expectativa da Diocese é que a edição de 2026 mantenha a tradição de fé e devoção que atravessa gerações no Vale do Juruá.
Considerado um dos eventos mais tradicionais da região Norte, o Novenário de Nossa Senhora da Glória se consolidou ao longo das décadas como símbolo da identidade religiosa e cultural de Cruzeiro do Sul.






