O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realiza, nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), uma ação de cidadania em Manoel Urbano, com a oferta de 100 atendimentos gratuitos para emissão da primeira e segunda vias da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A iniciativa prioriza moradores da zona rural e comunidades ribeirinhas, que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos. Os atendimentos acontecem na Escola Estadual Nazira Anute de Lima, escolhida por facilitar o deslocamento da população.
A ação faz parte do programa “Defensoria Itinerante: Cidadania Mais Perto de Você”, desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também participa, oferecendo suporte às comunidades atendidas.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar da Silva, a iniciativa busca ampliar o acesso a direitos básicos. Ele destacou que levar o serviço até essas localidades é uma forma de garantir dignidade e inclusão, especialmente para quem tem dificuldade de se deslocar até os centros urbanos.






