O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas válido para todo o estado do Acre ao longo deste domingo (15). O aviso meteorológico começou à meia-noite e segue até as 23h59, sendo classificado com grau de severidade de “perigo potencial”.
De acordo com o instituto, a previsão indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros acumulados ao longo do dia. Além da chuva, também há possibilidade de ventos fortes, com velocidade variando entre 40 km/h e 60 km/h em diversas regiões do estado.
Mesmo com a intensidade moderada, o órgão alerta para a possibilidade de alguns transtornos, como quedas de galhos de árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e até interrupções no fornecimento de energia em determinadas áreas.
Diante das condições climáticas, o Inmet recomenda que a população redobre os cuidados durante as rajadas de vento. Entre as orientações está evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e também de descargas elétricas.
Outra recomendação importante é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas em caso de ventos mais fortes.
O instituto também orienta que, durante períodos de instabilidade, seja evitado o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, medida que pode reduzir riscos durante tempestades com raios.
Em situações de emergência, a população pode buscar auxílio junto à Defesa Civil do Brasil, pelo telefone 199, ou acionar o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do número 193.






