Mais de 25 mil famílias em Rio Branco são beneficiadas pelo programa Gás do Povo, segundo dados divulgados pelo governo federal, que mostram a predominância de mulheres como responsáveis pelos lares atendidos também na capital acreana.
O levantamento nacional indica que, em Rio Branco, são 25.305 famílias beneficiárias, sendo 22.692 com mulheres como responsáveis familiares. Em todo o país, cerca de 94% dos domicílios atendidos são chefiados por mulheres, o equivalente a aproximadamente 892 mil lares entre os 950,8 mil beneficiados.
O programa ganhou novo status após a sanção da lei federal que instituiu o Gás do Povo como política pública permanente. A medida estabelece a oferta do benefício na modalidade de gratuidade, por meio de vale para recarga de botijão de gás em revendas credenciadas.
Criado para reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda, o programa tem como critérios renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa e inscrição atualizada no Cadastro Único. Há prioridade para beneficiários do Bolsa Família, famílias em situação de vulnerabilidade e grupos específicos, como vítimas de violência doméstica e comunidades tradicionais.
Os dados nacionais também indicam que mulheres seguem como maioria entre os responsáveis familiares atendidos, padrão observado em diferentes regiões e capitais brasileiras.
Com informações A Gazeta do Acre






