
O rio Juruá voltou a registrar aumento no nível das águas em Cruzeiro do Sul nesta quinta-feira (29), alcançando a marca de 11,69 metros. O volume representa uma subida de 23 centímetros em comparação com a medição realizada na quarta-feira (28).
Segundo informações da Defesa Civil, a tendência é de que o rio continue em elevação, influenciado pelas chuvas recentes tanto na área urbana quanto nas regiões de nascente. Entre terça e quarta-feira, o acumulado de precipitações foi de 52 milímetros, somando-se a mais 8,4 milímetros registrados nesta quinta.
Em áreas ribeirinhas como os bairros Várzea, Lagoa e Miritizal, a água já começa a atingir quintais de algumas residências. Apesar disso, até o momento não há registro de famílias desalojadas nem solicitações de remoção.
O cenário mantém as autoridades em alerta, uma vez que, em 2026, o rio Juruá já chegou ao nível de 13,48 metros, ultrapassando a cota de transbordamento estabelecida em 13 metros. Caso as chuvas continuem, não está descartada a ocorrência de novos alagamentos no município.





