Governo do Acre empossa cerca de 100 novos professores no Vale do Juruá e reforça rede estadual de ensino

spot_img

O Governo do Acre realizou, nesta semana, a posse de cerca de 100 novos professores no Vale do Juruá, fortalecendo a rede estadual de ensino e garantindo mais segurança, estabilidade e qualidade na educação pública da região. A solenidade ocorreu em Cruzeiro do Sul, no Teatro dos Nauas, e reuniu autoridades, educadores e familiares dos novos servidores.

Do total de profissionais empossados no Juruá, 70 são de Cruzeiro do Sul, 13 de Mâncio Lima e 13 de Rodrigues Alves. A ação faz parte da segunda convocação do maior concurso da história da educação do Acre, que está sendo executado simultaneamente em todas as regiões do estado.

Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da convocação para a valorização dos profissionais e para a melhoria dos indicadores educacionais.

  • “É emprego, é mais qualidade na educação e é valorização. Estamos dando segurança para esses novos professores. Só aqui no Juruá são cerca de 100 profissionais tomando posse hoje, mas esse ato está acontecendo em todo o Acre”, afirmou o governador.

Gladson Cameli também ressaltou que o início de 2026 marca uma fase de execução e investimentos, com atenção especial ao Vale do Juruá.

  • “Vai ser o ano do executar. Teremos vários investimentos aqui na região, em parceria com todos os prefeitos. Estamos trabalhando para melhorar as ruas dos municípios e implantar um programa de iluminação pública, que traz mais segurança para a população”, completou.

Maior concurso da história da educação acreana

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, classificou o momento como histórico para o setor educacional do estado.

  • “Esse concurso foi sonhado pelos professores e pela gestão. Foram mais de dois anos de trabalho para realizar o maior concurso da história do Acre. Hoje estamos dando posse ao segundo lote, com 434 professores em todo o estado”, explicou.

Segundo o secretário, somente em Cruzeiro do Sul foram 75 professores empossados, além dos profissionais de Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Ele também anunciou novas convocações.

  • “Já tivemos convocações administrativas e de professores, no dia 30 teremos a convocação da educação especial, incluindo os professores mediadores. Pela primeira vez o Acre realiza um concurso específico para essa função. Ao todo, 2.712 profissionais serão convocados”, afirmou.

Sonho realizado para novos professores

Entre os empossados está Nicole Silva, de 25 anos, que celebrou a conquista do cargo efetivo como a realização de um sonho.

  • “Não é só assinar um papel. Representa estabilidade, segurança e tranquilidade. Vou poder dormir sabendo que terei meu salário no fim do mês, férias garantidas. É um sentimento muito grande”, disse.

Outro novo servidor é João Victor Rodrigues Carneiro, de 22 anos, formado há cerca de um ano e já aprovado em concurso público.

  • “O concurso público é o meio mais democrático de conquistar estabilidade. Estou muito feliz em exercer a profissão para a qual estudei por quatro anos”, destacou.

Filho de educador, João Victor reforçou a importância da educação como ferramenta de transformação.

  • “Meu pai sempre dizia que a educação é o único meio de ascender na vida. Hoje estamos colhendo os frutos disso”, concluiu.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS