Carnaval de Cruzeiro do Sul será lançado em 7 de fevereiro com feijoada cultural e escolha da realeza

spot_img

A preparação para o Carnaval Cultural Maggid Almeida 2026, em Cruzeiro do Sul, já está em andamento e envolve uma força-tarefa entre Prefeitura, Governo do Estado e órgãos de segurança. O lançamento oficial do Carnaval acontece no dia 7 de fevereiro, a partir das 10h, durante uma feijoada no Complexo da Vila Olímpica, em evento restrito a convidados.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Flávio Rosas, o lançamento marcará também a escolha da Realeza do Carnaval, com a definição do Rei, da Rainha e da Rainha da Diversidade.

  • “O nosso Carnaval vai ser lançado dia sete de fevereiro, numa feijoada lá no Complexo da Vila Olímpica. Lá nós temos uma quadra pra receber todo mundo, piscina pra quem quiser aproveitar, e vamos fazer a escolha da realeza e o lançamento oficial do Carnaval Cultural Maggid Almeida 2026”, explicou o secretário.

O evento será voltado para convidados e representantes dos blocos carnavalescos que irão disputar a realeza. Segundo Flávio Rosas, esses representantes receberão convites e cortesias para participar do lançamento.

Oito blocos e atrações locais

Ainda segundo o secretário de Cultura, a expectativa é que Cruzeiro do Sul conte com oito blocos carnavalescos durante o período de Carnaval. Atualmente, cerca de cinco blocos já estão organizados, e a Secretaria trabalha para incentivar a formação de mais três.

  • “A nossa ideia é contar com oito blocos. Já temos uns cinco organizados, mas queremos incentivar mais três para que a gente possa fazer grandes desfiles no domingo, na segunda e na terça-feira de Carnaval”, destacou.

As atrações musicais serão exclusivamente locais. Para isso, a Secretaria de Cultura está incentivando a formação de uma banda única, composta por diversos instrumentistas de percussão e quatro cantores, que ficará responsável por animar os quatro dias de folia.

Planejamento e segurança

A prefeita em exercício, Delcimar Leite, destacou que reuniões já estão sendo realizadas para alinhar toda a programação do evento, que acontecerá na praça central da cidade.

  • “Como todos os anos, a Prefeitura é quem realiza o Carnaval. Hoje estamos reunidos para tratar de como vão funcionar as quatro noites de festa, com a presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A segurança é o principal”, afirmou.

Segundo ela, a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado é fundamental para garantir tranquilidade aos foliões.

Trânsito e interdições

O secretário municipal de Trânsito, Jonas Saraiva, explicou que haverá interdições pontuais no centro da cidade, mas com o mínimo impacto possível no fluxo de veículos.

  • “A determinação do prefeito Zequinha é interferir o mínimo possível no trânsito. Vamos interditar algumas vias cerca de uma semana antes do Carnaval para montagem da estrutura, mas garantindo fluidez para quem precisa se deslocar pela região central”, explicou.

Policiamento reforçado

O tenente PM Bruno Fernandes da Costa afirmou que a Polícia Militar já está em fase de planejamento das operações para reforçar a segurança durante todo o período carnavalesco.

  • “Como já é de praxe, a Polícia Militar participa dos eventos culturais da cidade. Haverá reforço no policiamento desde o início das festividades, tanto no local do evento quanto nas adjacências, vias de acesso e na AC-405”, garantiu.

O oficial ressaltou que o policiamento será intensificado tanto durante o dia quanto à noite, assegurando mais um evento seguro para a população do Vale do Juruá.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS