
A demora no início da construção da ponte sobre o Rio Juruá, em Rodrigues Alves, voltou a gerar questionamentos nesta terça-feira (6). Considerada uma obra essencial para a integração entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, a estrutura segue sem data definida para sair do papel, o que tem aumentado a insatisfação da população local.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o projeto executivo da ponte já está concluído. Segundo o superintendente do órgão no Acre, Ricardo Araújo, a expectativa é que o processo licitatório seja iniciado ainda este ano, enquanto o começo das obras está previsto apenas para 2027.
De acordo com o DNIT, desde o início da atual gestão houve diálogo com a prefeitura e com representantes da comunidade, com a formalização de compromissos relacionados à execução do empreendimento. Mesmo assim, a atualização do cronograma frustrou expectativas criadas anteriormente.
A construção da ponte foi anunciada em 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com previsão inicial de início das obras em 2026. A postergação em pelo menos um ano intensificou as cobranças por parte dos moradores, que aguardavam avanços mais rápidos no projeto.
Atualmente, a travessia do Rio Juruá é feita por balsas, o que impõe dificuldades ao deslocamento diário da população, ao transporte de mercadorias e ao acesso a serviços básicos em Cruzeiro do Sul, especialmente nas áreas de saúde, educação e comércio.
A ponte é vista como estratégica para a região, com potencial para reduzir custos logísticos, melhorar a mobilidade e fortalecer a integração econômica e social entre os municípios. Apesar da confirmação de que o projeto executivo está pronto, o DNIT ainda não estabeleceu um prazo para a conclusão da obra, mantendo a expectativa e a pressão popular por maior agilidade na execução do empreendimento.





