Presídio de Cruzeiro do Sul realiza 9ª fase da Operação “Muti” para combater entrada de ilícitos

spot_img

Imagem de arquivo

A 9ª fase da Operação Muti foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) no Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, seguindo a mobilização nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Segundo o diretor da unidade, Elvis Barros, a ação ocorreu dentro da normalidade e com reforço de equipes especializadas.

De acordo com o diretor, a operação tem como principal objetivo impedir a entrada de materiais ilícitos dentro da unidade prisional e reduzir o contato irregular entre internos e o meio externo.

“O objetivo é coibir a entrada de ilícitos no presídio de forma que a gente posso impedir o contato de maneira irregular dos presos com o externo. Mais uma vez eu falo que está tudo dentro da normalidade. Foi um procedimento tranquilo, onde o objetivo é buscar ilícitos”, afirmou Barros.

Imagem de arquivo

A operação teve início às 7h da manhã, sem previsão de término, e contou com o emprego de equipamentos específicos, cães farejadores e efetivo reforçado de policiais penais.

“A operação é feita através de acionamento das especializadas, a gente entra com equipamentos, com cães, o nosso efetivo para tentar buscar os ilícitos que tenham entrado no presídio de forma não autorizada.”, explicou o diretor.

Imagem de arquivo

As equipes percorrem todas as alas da unidade, realizando buscas minuciosas com foco principal na localização de aparelhos celulares, considerados um dos itens mais usados para facilitar crimes mesmo de dentro do sistema prisional.

Durante a execução da ação, todos os procedimentos rotineiros do presídio, como entrada de objetos, atendimentos e movimentações internas, foram paralisados temporariamente. Assim que a operação for concluída, o funcionamento voltará ao normal.

Elvis Barros esclareceu que operações similares ocorrem de forma contínua no presídio, porém a Operação Muti se destaca pelo reforço de efetivo e pela abrangência simultânea em todo o país.

O diretor também informou, ainda, que os resultados serão divulgados após a conclusão da varredura e consolidação dos dados.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS