Cruzeiro do Sul sedia primeira etapa da caravana contra raiva animal e brucelose no Acre

spot_img

Uma força-tarefa de combate à raiva animal e à brucelose começou nesta segunda-feira (29) em Cruzeiro do Sul, cidade escolhida para sediar a primeira etapa da caravana contra essas doenças no Acre. O município é considerado estratégico por já ter três casos confirmados de raiva e outros dois em investigação.

De acordo com a médica veterinária Maria do Carmo, coordenadora do Programa de Controle da Raiva, o trabalho iniciou com uma reunião de alinhamento entre técnicos e veterinários, que seguiram para visitas em propriedades rurais e escolas. “Estamos organizando as equipes para levar informação e vacinar, protegendo animais e produtores”, destacou.

Além da raiva, a ação também aborda a brucelose bovina, presente em todos os municípios do Acre. O médico veterinário Jean Carlos, coordenador do Programa de Controle da Brucelose, explicou que a vacinação contra a doença é obrigatória para fêmeas de 3 a 8 meses de idade e ocorre de 1º de outubro a 31 de dezembro. “Sem a vacinação, o produtor fica impedido de emitir documentos como a Guia de Trânsito Animal e de atualizar a declaração de rebanho”, reforçou.

Segundo levantamento estadual de 2022, cerca de 21% das propriedades rurais do Acre já registraram casos de brucelose, que pode causar abortos no rebanho e reduzir a produção.

A raiva, por sua vez, é considerada ainda mais grave, por atingir não apenas animais, mas também seres humanos, sendo quase sempre fatal. “Nosso objetivo é vacinar e orientar para evitar prejuízos e salvar vidas”, completou Maria do Carmo.

A caravana deve percorrer outros municípios do Vale do Juruá e de diferentes regiões do Acre nos próximos meses.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS