Além do Setembro Verde

          O Setembro Verde que, a maioria da sociedade acaba esquecendo por causa do Setembro Amarelo (que visa prevenir o suicídio) é o mês voltado para conscientizar e combater os preconceitos contra as pessoas com deficiência. Logo, o ponto alto desse mês é a data 21, na qual se refere ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, que foi instituído pela Lei de n° 11.133/2005.

          Mas, mais do que datas específicas devemos olhar além do Setembro Verde. Devemos ver as pessoas, vozes e histórias. Porque, acima de tudo as pessoas com deficiência são antes do detalhe de ter uma deficiência.

          Sendo assim, como qualquer outro as pessoas com deficiência podem viver tudo o que quiserem e sonharem. Mas, para tanto o restante da população tem que parar, definitivamente com todos os preconceitos. Ao invés de construir milhões de preconceitos ou julgamentos ineficazes, tem é que nos ajudar a quebrar todas as barreiras e dificuldades para que assim, escrevamos as nossas próprias histórias e sigamos nossos próprios caminhos.

          É esse, portanto, o meu recado e desejo para setembro e para o ano inteiro. Que possamos ser vistos antes da deficiência. Que possamos ser vistos como pessoas que têm e que querem realizar desejos, vontades e sonhos.

Ritinha Andrade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS