
Recentemente, o Senado Federal Brasileiro despertou a vontade de querer alterar o símbolo de acesso pelo símbolo de acessibilidade e, isso nos levou a nos questionarmos se tal mudança seria responsável ou irresponsável no cotidiano das pessoas com deficiência.
Para quem ainda se confunde, o símbolo de acesso é o da tradicional cadeira de rodas, que é validado internacionalmente e lembra a destinação das vagas às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Já o símbolo de acessibilidade, o qual não é validado internacionalmente é constituído por uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o humano e a sociedade.
No entanto, enquanto o Senado acha que o problema de acessibilidade e inclusão é um mero símbolo, o nosso país segue sem piso tátil, sem calçada adaptada, sem inclusão escolar…
Até vi muitos comemorando e torcendo para que haja, de fato essa mudança. Mas gente, acorde! O símbolo pode até mudar, porém, infelizmente nossa realidade vai continuar igual ou pior.
Portanto, ao invés de estarem preocupados e gastarem com isso, deveriam se interessarem para efetivar as políticas públicas, que realmente podem resolver as raízes dos nossos problemas.
Ritinha Andrade



