booked.net

Mudanças Climáticas e Desastres Naturais é tema da segunda Conferência de Defesa Civil em Cruzeiro do Sul

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Na manhã desta quarta-feira (11), o auditório do Senac em Cruzeiro do Sul foi palco da 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil. O evento reuniu gestores públicos, coordenadores municipais de defesa civil, secretários e prefeitos com o objetivo de atualizar conhecimentos sobre legislações, sistemas de alerta e estratégias para mitigar impactos de desastres naturais, que se tornam cada vez mais severos devido às mudanças climáticas.

O coronel Carlos Batista, coordenador estadual de Defesa Civil, destacou a importância do encontro:

“Estamos promovendo o segundo seminário de proteção e defesa civil aqui em Cruzeiro do Sul. Nosso objetivo é levar informações atualizadas sobre legislações e monitoramento de áreas inundadas para coordenadores municipais, secretários e prefeitos. As mudanças climáticas trazem impactos drásticos, como inundações e secas extremas, que afetam tanto o estado do Acre quanto o mundo.”

Ele enfatizou que eventos como este são cruciais para capacitar gestores, especialmente diante das mudanças administrativas que acompanham eleições municipais. O evento reuniu representantes de diversos órgãos, incluindo o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Ibama e Saneacre, além de entidades federais e estaduais.

O capitão Josadac Cavalcante, comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, ressaltou a relevância da conferência para alinhar estratégias:

“Esse encontro permite nivelar informações com o Ministério Público e a Defesa Civil Estadual, fortalecendo a atuação no enfrentamento a queimadas durante a estiagem e enchentes no inverno amazônico. Nosso trabalho envolve planejamento, prevenção e resposta para minimizar riscos e proteger as famílias.”

A conferência trouxe experiências práticas de prefeitos de municípios duramente afetados por desastres. Naldo Ribeiro, prefeito de Jordão, relatou o impacto das adversidades climáticas em sua região:

“O município do Jordão vem sofrendo diversos desastres naturais. Por exemplo, neste ano tivemos dois momentos adversos: um com a maior cheia da história e outro com a maior seca da história. Por isso, é de grande importância participar para ouvir e observar de perto as estratégias que nos permitam estar preparados para esses momentos, atendendo à nossa população, que tem necessitado bastante do nosso apoio enquanto gestores públicos. Toda a nossa equipe, juntamente com a Defesa Civil do Estado e a Defesa Civil Municipal, busca elaborar um diagnóstico que nos possibilite atender à população da melhor maneira possível, amenizando os impactos”, disse.

Valdélio Furtado, prefeito de Marechal Thaumaturgo, destacou os esforços para mitigar os efeitos da seca prolongada:

“O Marechal busca, ao menos, estabelecer um acesso intermediário até a comunidade Flora ou Triunfo e Ramais, para facilitar a chegada desses produtos. Houve falta de gás e combustível, que chegaram a custar mais de 11 reais o litro. Nas comunidades mais distantes, o preço alcançou até R$ 15,00. Esses valores são absurdos para a realidade econômica em que aquela população se encontra”, disse.

Ney Mazaro, secretário municipal da Casa Civil de Cruzeiro do Sul, enfatizou a importância do evento para o município:

“Receber essa conferência reforça nosso compromisso em estar preparados para enfrentar enchentes e secas. Capacitar equipes e coordenadores municipais é essencial para salvar vidas e minimizar os impactos de desastres que afetam tantas pessoas.”

A conferência, que também será realizada em Brasiléia nos dias 17 e 18 de dezembro, é parte de um esforço estadual para fortalecer as ações de defesa civil em todo o Acre.

Texto: Giovanna Paixão

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima