Após 34 anos de espera, os servidores da saúde do Acre finalmente receberão os valores devidos em função da ação judicial movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (SINTESAC). A ação foi desencadeada em decorrência do Plano Bresser, lançado em 1987 durante o governo Sarney, que, ao tentar combater a inflação, alterou as correções financeiras e prejudicou os poupadores da época.
Liciane, representante do SINTESAC, explicou que o escritório de advocacia responsável pela ação está atualmente reunindo documentações, contas bancárias e levantando informações sobre herdeiros para garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente. “O Estado disponibilizou esse recurso, mas ele começará a ser desembolsado somente a partir do próximo ano, pois deve estar dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano”, afirmou.
O montante total de quase R$ 20milhões beneficiará cerca de 3.400 servidores, entre os quais 200 são de Cruzeiro do Sul. Infelizmente, muitos já faleceram, e seus herdeiros agora serão os beneficiários. O pagamento será realizado em até 20 meses, com parcelas de R$ 1 milhão, seguindo critérios estabelecidos em assembleia pelos próprios servidores. Inicialmente, os servidores vivos serão pagos, seguidos pelos que têm menores valores a receber, e, por fim, os herdeiros e aqueles que possuem valores maiores pendentes.
A expectativa é que, após décadas de atrasos, essa decisão traga alívio e justiça aos servidores da saúde.
Com informações do Juruá Comunicação