booked.net

Cruzeiro do Sul é a segunda cidade do Acre com mais casos de estupro; veja os dados

Os dados são do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre (MPAC).

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Setembro de 2024 trouxe alarmantes notícias para o Acre, com mais de 90 casos de estupro registrados, contribuindo para um total de 761 ocorrências entre janeiro e agosto deste ano, conforme dados do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre (MPAC). A capital, Rio Branco, continua a ser a mais afetada, com 327 casos, mas Cruzeiro do Sul ocupa o segundo lugar com 77 registros.

Esse cenário preocupante destaca a gravidade da situação na região. Tarauacá vem em terceiro, com 42 casos, seguida por Sena Madureira com 34. Em contrapartida, alguns municípios apresentaram números significativamente menores, como Santa Rosa do Purus, que registrou apenas 2 casos, e Porto Acre, com 8 ocorrências. Notavelmente, Jordão não reportou nenhum caso até esta data.

Os dados do painel de acompanhamento, que inclui informações de janeiro a maio, demonstram um aumento constante nos registros de estupro. Os números são alarmantes: foram 86 casos em janeiro, 71 em fevereiro, 59 em março, 83 em abril, 100 em maio, 107 em junho, 90 em julho, 74 em agosto e 91 em setembro.

É importante ressaltar que a maioria dos casos denunciados são de estupro de vulnerável, representando 73,19% do total, ou seja, 557 ocorrências. Apenas 26,81%, equivalente a 204 casos, referem-se a estupros não vulneráveis. Esse aumento percentual nos casos de estupro de vulnerável em relação ao mês anterior acende um alerta sobre a necessidade de ações efetivas de prevenção e proteção na região.

A realidade em Cruzeiro do Sul e em outros municípios do Acre reforça a urgência de políticas públicas e campanhas educativas para combater essa triste realidade e proteger as vítimas em potencial.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima